FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Marcílio Alves: uma trajetória de excelência em Pesquisa e Educação na Escola Politécnica

Marcílio Alves possui uma longa trajetória ligada à Escola Politécnica da USP, onde ingressou como docente em 1988 e tem dedicado anos de sua vida a pesquisas e experimentações, especialmente na área de colisão veicular. Atualmente, é Professor Titular no Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP e Pesquisador 1B do CNPq.

 

Além de sua vasta experiência acadêmica e pesquisa, Marcílio é também corredor de longas distâncias e autor de livros infantis. Em seu tempo livre, ele se concentra no estudo do funcionamento e política que envolve a Universidade e no aprofundamento de seus conhecimentos.

 

O professor acredita que o ensino, especialmente na engenharia, deve ser fundamentado na realidade, com procedimentos experimentais que motivem e envolvam os estudantes. “Utilizo minha formação para fortalecer a troca de ensino e experiências com os alunos, pois as atividades de pesquisa e o contato com diferentes culturas enriquecem ainda mais nossos futuros engenheiros”, afirma.

Contribuições em pesquisa, ensino e extensão

O docente fez contribuições significativas para a ciência brasileira ao estabelecer um laboratório especializado em impacto estrutural no País. Além disso, desempenha um papel crucial na formação de novos doutores e engenheiros. Na esfera acadêmica, Marcílio se dedica à elaboração de técnicas experimentais em mecânica dos sólidos e estruturas, aplicando-as a problemas relacionados ao impacto estrutural.

As atividades de extensão são fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes. Por isso, o professor atua na área de consultoria, promovendo a pesquisa sobre problemas tecnológicos que necessitam de novas resoluções.

“Não podemos ignorar que há desafios globais enfrentados pelas universidades. O futuro requer um ambiente criativo e motivador que valorize a riqueza dos fenômenos estudados nas diversas áreas do conhecimento”, declarou o professor.

O impacto da Poli

A motivação para iniciar a carreira pedagógica foi o envolvimento com o processo de descoberta, Marcílio sempre quis se tornar um agente facilitador dos sonhos de cada estudante. “Convivemos com esse trabalho de facilitar a realização de objetivos de vida dos alunos, é extremamente motivador e valoriza ainda mais a carreira como docente”.

“O trabalho de um docente está profundamente conectado às fontes inspiradoras com quem se convive e aprende”. Embora seja difícil listar todos os que contribuíram para seu aprendizado e atuação na engenharia, Alves destaca que seus orientadores de mestrado e doutorado foram fundamentais. “Eles são exemplos de pesquisadores que possibilitaram o meu avanço pessoal como pesquisador, professor e engenheiro”.

Para Marcílio Alves, a Escola Politécnica representa o núcleo central de sua atuação acadêmica. Ele enfatiza que as condições oferecidas pela instituição têm sido cruciais para sua capacidade de trabalhar com os alunos e proporcionar o conhecimento mais avançado nas áreas em que atua.

 

Tudo sobre o professor

Formação

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina Doutorado na Universidade de Liverpool

Disciplinas Lecionadas

Sistemas dinâmicos, vibrações e mecânica experimental

Prêmios

Possui três patentes e sua produção científica indica um fator H=37, com 4000 citações, sendo um dos 75 pesquisadores mais influentes da USP (Rank plus one all citations 2023).

Obras

Autor do Livro- Impact Engineering: Fundamentals, Experiments and Nonlinear Finite Elements