FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Educação e inovação tecnológica para combater as desigualdades: a trajetória do professor José Mierzwa

Conheça José Carlos Mierzwa, que recebe formalmente o cargo de Professor Titulares na Escola Politécnica da USP em agosto de 2024.

Um dos pioneiros nas pesquisas relacionadas ao tratamento de água pela tecnologia de membranas na USP, o professor José Carlos Mierzwa, docente do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Poli, leciona 8 disciplinas na Escola Politécnica (Poli) da USP. Dentre elas “Uso racional e reúso de água” e “ Tecnologia de separação por membranas para tratamento de águas e efluentes”, disciplina essa que inaugurou na Universidade.

Sua área de pesquisa concentra-se no estudo de processos de separação por membrana e de oxidação fotoquímica, além de realizar  pesquisas relacionadas à conservação e reúso de água.

Para além da sala de aula e dos projetos de pesquisa na Poli, Mierzwa é pai, marido e atleta. Quando não está na USP, o professor divide seu tempo entre a família e seus projetos pessoais, como a prática de remo na Raia Olímpica da USP. 

Contribuições em pesquisa, ensino e extensão

Os projetos de pesquisa desenvolvidos por Mierzwa na Escola Politécnica relacionam-se diretamente com as disciplinas lecionadas na graduação e pós-graduação. 

O professor coordena dois projetos de pesquisa relacionados ao tratamento de água com tecnologias de membrana e de abastecimento de água em regiões metropolitanas. Um deles é fruto de uma parceria entre docentes da USP, a FAPESP e a SABESP.

“Atualmente, estamos desenvolvendo um esforço para a nacionalização do processo de produção de membranas para a aplicação em tratamento de água e efluentes, inclusive com uma parceria com a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo”, relata o professor. 

Mierzwa ainda afirma que sua participação ativa em projetos de pesquisa e extensão tem o intuito de “garantir que o conhecimento desenvolvido na Universidade seja transferido para a sociedade”.

Durante seus anos na USP, o professor pontua que é essencial que o ensino em engenharia seja amplamente valorizado, uma vez que é por meio dele que obtém-se avanços tecnológicos capazes de promover o desenvolvimento social e econômico do País.

Em suas aulas, busca aprimorar o ensino em engenharia visando a formação de profissionais que sejam capazes de avaliar criticamente as informações que estão disponibilizadas pelos diversos meios de comunicação.“Tento sempre correlacionar os temas apresentados em aula com exemplos práticos e também fazer com que os alunos reflitam sobre esses temas”, pontua o professor.

A trajetória acadêmica de José Mierzwa começou quando fez seu mestrado no Instituto Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), que se encerrou em 1996. Foi no IPEN que o professor teve seus primeiros contatos com a pesquisa laboratorial de temas complexos.

Sua atuação na área ambiental ocorreu em seus anos no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, onde desenvolveu projetos de sistemas de gerenciamento de rejeitos radioativos. 

Durante este período, Mierzwa mergulhou no academicismo e, incentivado por seu orientador Ivanildo Hespanhol, docente da Poli, teve seu primeiro contato com a Escola Politécnica, onde adentrou permanentemente o mundo acadêmico. Hoje, Mierzwa está comprometido com a construção de uma “Universidade do Amanhã” que tenha maior protagonismo na proposição de políticas públicas para o País. 

“Temos que mostrar que as desigualdades observadas só podem ser corrigidas por meio da educação, inovação tecnológica e desenvolvimento econômico”, aponta o professor.

“A Poli para mim é a realização de uma conquista, poder contribuir para que essa Instituição mantenha a sua pujança, é uma realização indescritível”
José Carlos Mierzwa
Professor Titular da Poli-USP

Tudo sobre o professor

Formação

Graduação em Engenharia Química - Universidade de Mogi das Cruzes - 1990
Mestre em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/USP), área de concentração em Reatores Nucleares de Potência e Ciclo do Combustível Nuclear - 1996;
Doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), na área de Engenharia Sanitária - 2002.
Pós-doutorado na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard, no desenvolvimento de pesquisa em síntese e modificação de membranas para tratamento de água e efluentes - 2011

Disciplinas Lecionadas

PHA 3101 - Introdução à Engenharia Ambiental;
PHA 3360 - Poluição e Qualidade da Água;
PHA 3418 - Tecnologia de separação por membranas para tratamento de águas e efluentes;
PHA 3419 - Gerenciamento de Rejeitos Radioativos;
PHA 3523 - Tecnologias de remediação de áreas contaminadas;
PHA 3525 - Uso Racional e reúso de água;
PHA 3500 - Desenvolvimento de projetos de engenharia.
PHD 5053 - Processos de separação por membranas para tratamento de água e efluentes.

Prêmios

2017 - Award of Recognition for the Best Written Paper Presented in the Category of Research and Development, International Desalination Association - IDA.
2015 - Excelência profissional RESAG 2015, Rede de Saneamento e Abastecimento de água/RESAG - Rede Metrológica do Estado de São Paulo/REMESP.
2015 - Trabalho Classificado em 1º lugar na categoria "Qualidade da água - Físico", Membranas Condutivas como Solução para Tratamento de Água de Abastecimento, no 2º Congresso Internacional RESAG/Aracaju/SE, Rede de Saneamento e Abastecimento de Água/RESAG - Rede Metrológica do Estado de São Paulo/REMESP.
2009 - Prêmio no V Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica - Primeiro lugar, ANEEL.
2009 - Prêmio ABES como melhor trabalho apresentado: Diretrizes para implantação de sistemas de reúso de água em condomínios residenciais baseadas no método APPCC, ABES. 2009 - IV Prêmio AEP - Poli de Iniciação Científica - 2ºLugar, Associação dos Engenheiros Politécnicos.
2008 - Menção honrosa concedida ao aluno Raphael Rodrigues, sob orientação do Prof. José Carlos Mierzwa, pelo trabalho apresentado no 16º SIICUSP., Universidade de São Paulo.
2006 - Menção Honrosa de trabalho apresentado no I Simpósio USP Recicla, realizado no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Agência de Inovação USP - Programa USP Recicla.

Obras

BRAGA, Benedito; HESPANHOL, Ivanildo; CONEJO, João G Lotufo; Mierzwa, José Carlos; BARROS, Mário Thadeu L de; SPENCER, Milton; Porto, M. F. A.; NUCCI, Nelson; JULIANO, Neusa; EIGER, Sérgio; GALLARDO, Amarilis;

BONNECARRERE, Joaquin; de Souza, Theo Syrto Octavio; CONTRERA, Ronan C. Introdução à Engenharia Ambiental. 3. ed. Porto Alegre/RS: Bookman, 2021. v. 1. 392p;

MANCUSO, Pedro Caetano Sanches; MIERZWA, José Carlos; HESPANHOL, Alexandra; HESPANHOL, Ivanildo. Reúso de água potável como estratégia para a escassez. 1ª. ed. SãoPaulo/SP: Editora Manole, 2021. v. 1. 352p;

MIERZWA, José Carlos; ESPÍNDOLA, Jonathan; HESPANHOL, Ivanildo. Água na Indústria - Uso racional e reúso. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2024. v. 1. 160p.