Professor, pesquisador e engenheiro: a trajetória de Gilberto Francisco Martha de Souza
Graduado na Escola Politécnica, Gilberto atua agora como Professor Titular
Presidente da Comissão de Pesquisa da Escola Politécnica (Poli) da USP, o professor Gilberto Francisco Martha de Souza tem uma longa história na Poli. Graduou-se, fez mestrado, doutorado e livre-docência na instituição, onde atua como docente desde 1992. O professor será recepcionado pela Congregação da Poli como Professor Titular no dia 22 de agosto de 2024.
Gilberto Martha integra o Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos e leciona disciplinas de graduação associadas ao projeto de máquinas controladas por comando numérico computadorizado, atividade típica da Engenharia Mecatrônica.
Sua área de pesquisa concentra-se no desenvolvimento de métodos para garantia da integridade operacional de ativos industriais, além de pesquisa nas áreas de geração e transmissão de energia elétrica, de exploração de petróleo e gás natural, e eletro-eletrônica.
Para além da sala de aula e dos projetos de pesquisa na Poli, Gilberto é pai, marido e filatelista. Quando não está na USP, o professor divide seu tempo entre a família e seus projetos pessoais, como sua coleção de selos e o modelismo com kits de plástico.
Contribuições em pesquisa, ensino e extensão
Contribuições de pesquisa, ensino e extensão
Na USP, os cursos de graduação e pós-graduação ocorrem concomitantemente com o desenvolvimento de projetos de pesquisa.
O professor Gilberto atua como coordenador de dois cursos de MBAs junto ao Programa de Educação Continuada da Poli (PECE), o “Engenharia e Gestão de Manufatura e Manutenção” e o de “Gestão e Engenharia da Qualidade”.
Além disso, o professor é orientador de uma série de projetos de pesquisa da pós-graduação associados a disciplinas como “Fundamentos do projeto de Sistemas Mecânicos” , “Análise de Confiabilidade”,”Análise de Risco” e “Fundamentos da Manutenção de Sistemas Mecânicos”.
O professor expressou sua profunda admiração pela relação de troca que estabelece com seus orientandos e ex-orientandos. “Com eles sempre foi possível manter uma relação profissional e de amizade além de possibilitar a constante renovação de pensamentos sobre atividades estratégicas de pesquisa”, afirmou.
As contribuições do professor na pesquisa científica estão associadas com a melhoria da integridade operacional de sistemas de geração de energia elétrica. Atualmente, Gilberto estabelece pesquisas que envolvem a busca pela garantia de segurança da operação de instalações empregadas em exploração de petróleo e gás em ambiente marítimo por meio da aplicação de conceitos de manutenção baseada em risco.
Segundo o professor, as atividades de pesquisa da Poli são essenciais e devem ser organizadas a partir de políticas governamentais ou de entidades internacionais de fomento à inovação multidisciplinar.
“A Poli não deve deixar de apoiar as iniciativas de seus docentes na busca de recursos para pesquisa, pois apenas desta forma a infraestrutura de pesquisa poderá ser ampliada e mantida moderna, buscando a atração de mais pesquisadores e, portanto, alavancado ainda mais as atividades de pesquisa”, pontua o professor.
Como professor de graduação, Gilberto apontou que a execução prática daquilo que é aprendido em sala de aula é essencial para o ensino de engenharia. Ainda acrescentou que, para tanto, precisa-se estabelecer um sistema educacional que solidifica o ensino de disciplinas fundamentais da engenharia, como matemática e física.
O impacto da Poli
São 43 anos dedicados à Escola Politécnica. Foi nela que o professor aprendeu a importância de “aprender a aprender”, filosofia que guia sua pesquisa atualmente. “Na Poli fiz amigos, aprendi a compreender a função do engenheiro na Sociedade e amadureci como profissional”, relata o professor.
Dentre as pessoas que cruzaram seu caminho, o professor destaca que, com seus colegas, compreendeu a importância de executar pesquisas com o apoio de empresas, por meio de convênios de pesquisa, a fim de buscar o desenvolvimento de projetos estratégicos para o País.“Tive na vida acadêmica e na vida profissional colegas que muito me ensinaram como ser humano e como engenheiros”, afirma o professor.
O professor se projeta no futuro da Universidade como um intermediador entre a pesquisa e a sociedade. “A Universidade do Amanhã deve manter a excelência em suas atividades fins, ensino, pesquisa e extensão, mas deve aprimorar a sua comunicação com a Sociedade a fim de mostrar a sua importância para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do País”.
“A Poli me ajudou a ser um bom profissional, consciente das necessidades éticas da atuação do engenheiro. Ela representa uma entidade à qual devo muito respeito, gratidão e dedicação”.
-Gilberto Francisco Martha de Souza
Tudo sobre o professor
Formação
Graduado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica (1985);
Mestrado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica (1990);
Doutorado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica (1994);
Fez estágio de pós-doutoramento junto à Universidade de Maryland, College Park, EUA entre maio de 1999 e maio de 2000;
Especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, SP, em junho de 1989;
Disciplinas Lecionadas
Introdução ao Projeto de Sistemas Mecânicos e Projeto de Máquinas (graduação);
Fundamentos do Projeto de Sistemas Mecânicos (pós graduação);
Análise de Confiabilidade (pós-graduação);
Análise de Risco e Fundamentos da Manutenção de Sistemas Mecânicos (pós-graduação).
Prêmios
Agraciado pelo prêmio Jimmie Hamilton Award, da American Society of Naval Engineers, em 2001.
Agraciado pelas medalhas de Amigo da Marinha e Exército Brasileiro.
Associações
American Society of Mechanical Engineers;
American Society of Civil Engineers