FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Orientações de Retorno após Intercâmbio:

Observação: No caso de retorno antecipado (fora do período de mobilidade cadastrado no sistema), pedimos que nos informe através do email crint.poli@usp.br, coloque no assunto “Retorno Antecipado” e no corpo do email nos informe o porque do retorno e encaminhe o comprovante de que a escola do exterior está ciente para que possamos mudar sua mobilidade e permitir matrícula na Poli.

(A) APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

(intercâmbio regular, sem diploma)

(1) Assim que as atividades na IES estrangeira estiverem terminando o aluno deve:

  1. Verificar no sistema JupiterWeb quando será o período de matrícula para o semestre em que irá retornar à Poli para que participe da interação de matrícula, inscrevendo-se nas disciplinas que deverá cursar.  
  2. Solicitar à escola estrangeira o histórico escolar com as disciplinas cursadas no exterior. Se não for possível obter o documento até o encerramento das atividades, solicitar que seja enviado por e-mail para a crint.poli@usp.br com cópia para o aluno.

(2) Ao retornar para a Escola Politécnica e de posse do histórico escolar:

  • Entrar em contato com o Serviço de Graduação para orientações de como solicitar o aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior. Muitas orientações estão disponíveis no link: https://www.poli.usp.br/ensino/graduacao/aluno/atendimento-aos-alunos

(3) O aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior pode ser:

  1. Como equivalência de disciplinas obrigatórias, nesse caso ainda ficará a informação “cursando disciplinas no exterior” no resumo escolar e será necessário verificar com o Serviço de Graduação como mudar este status;
  2. Aproveitar como optativas livres, nesse caso as disciplinas cursadas no exterior serão inseridas no resumo escolar no período em que consta como “cursando disciplinas no exterior”, serão atribuídos os créditos de acordo com a solicitação do aluno e o processo será finalizado.
  3. Apenas solicitar para que as disciplinas cursadas no exterior sejam lançadas no seu histórico escolar sem aproveitamento, apenas para que conste sua participação em atividade do exterior e finalizar o processo no Sistema Júpiter.

Importante: É necessário solicitar o aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior para que o status de “cursando disciplinas no exterior” seja finalizado no histórico escolar. Se ainda constar “cursando disciplinas no exterior” o aluno fica impossibilitado de colar grau.

Dúvidas em relação à matrícula e ao aproveitamento de estudos, entrar em contato com o Serviço de Graduação: secao.alunos.poli@usp.br, ou verificar os procedimentos no site: clique aqui.

(B) DUPLO DIPLOMA

O aluno que fez Duplo Diploma ao retornar ao Brasil deve (os três procedimentos são necessários):

  1. Fazer um plano de estudos para matrícula junto ao coordenador de curso para determinação das disciplinas que devem ser cursadas no retorno à Poli para finalização do curso de graduação (maiores explicações abaixo);
  2. Pedir a validação do Duplo Diploma apresentando a documentação necessário ao Serviço de Relações Internacionais, para que o status “Cursando disciplinas no exterior” seja alterado e permita a colação de grau (maiores explicações abaixo);
  3. Após a colação de grau na Poli, encaminhar o certificado de conclusão e o histórico escolar completo da Poli, ambos em inglês (maiores explicações abaixo).

 

(1) Plano de estudos junto ao coordenador + Matrícula na Poli após a mobilidade de Duplo Diploma

O aluno deve:

  • Entrar em contato com o coordenador do seu curso na Escola Politécnica para estabelecer quais disciplinas devem ser cursadas para finalização do curso. Estas disciplinas devem estar em um plano de estudos e esse documento deve ser assinado pelo coordenador de curso para que possa ser enviado ao Serviço de Relações Internacionais e ao Serviço de Graduação. O ideal seria elaborar o plano de estudos antes das interações de matrícula enquanto ainda está no exterior. ObservaçãoNo item ANEXO 01 é possível ver os critérios de matrícula de retorno e o módulo vermelho para alunos dos cursos semestrais, no entanto, ressaltamos que o coordenador do curso tem autoridade para fazer as modificações que achar necessário, incluindo ou excluindo disciplinas.  No caso do quadrimestral, há regras distintas, o aluno deve entrar em contato com o coordenador.
  • Verificar no sistema JupiterWeb quando será o período de matrícula para o semestre em que irá retornar para a Escola Politécnica para poder fazer a inscrição nas disciplinas que deverá cursar. Caso tenha problemas para realizar a matrícula, deverá entrar em contato com o Serviço de Graduação: secao.alunos.poli@usp.br


ANEXO 01 – Critérios para realização do Módulo Vermelho para alunos de Duplo Diploma (curso semestral apenas) – Clique aqui 


(2) Validação do Duplo Diploma

O aluno deve:

    1. Solicitar à IES estrangeira o (A) histórico escolar completo com todas as disciplinas cursadas no exterior e (B) uma declaração, pode ser um e-mail enviado pela IES estrangeira, que informe que os requisitos exigidos pelo Duplo Diploma foram cumpridos. Caso receba os documentos enquanto ainda estiver no exterior, digitalize os documentos e nos envie o PDF por e-mail, mas se não for possível obter o documento até o encerramento das atividades no exterior, solicitar que sejam enviados por e-mail para a crint.poli@usp.br com cópia para o aluno.
    2. Acompanhar a alteração do status no histórico escolar. Após recebermos os documentos de finalização do programa de Duplo Diploma iremos encaminhá-los ao Serviço de Graduação para o processo de lançamento e validação das disciplinas cursadas no exterior.

 

(3) Após a Colação de Grau

  • Após o término das atividades na Escola Politécnica, o aluno receberá o (A) Certificado de Conclusão do Curso e o (B) Histórico Escolar, ambos em inglêsemitidos pelo Serviço de Diplomas, esses documentos devem ser encaminhados para o Serviço de Relações Internacionais para podermos enviá-los à escola do exterior, permitindo a emissão do Diploma do curso realizado no exterior.
  • A entrega ou retirada do Certificado de Conclusão/ Diploma do IES do exterior deve ser acordado entre o aluno e a própria IES do Exterior. A Poli não terá participação nessa etapa e não recebemos o diploma da escola do exterior para o aluno.
  • Importante: Apenas com a apresentação dos documentos referentes a conclusão/equivalência do programa de Duplo Diploma em tempo hábil, será possível participar da colação de grau na Escola Politécnica.