Intercâmbio Aberto
O aluno interessado em realizar um Intercâmbio Aberto não realiza processo seletivo, porém não pode escolher instituições estrangeiras que possuem convênio com a Poli ou com a USP. Não existe a garantia de isenção do pagamento das taxas universitárias. O envio de documentação e contato com as IES (instituições de ensino superior) no exterior é de responsabilidade do aluno.
Após escolher a IES no exterior onde deseja realizar o intercâmbio o aluno deverá escolher as disciplinas que gostaria de cursar e submeter o Learning Agreement ao coordenador do seu curso na POLI para análise e aprovação. Após a aprovação do coordenador de curso o aluno deverá entregar na CRINT uma cópia da carta de aceite emitida pela IES estrangeira juntamente com a cópia do Learning Agreement aprovado e assinado pelo coordenador de curso na POLI para podermos gerar a mobilidade no sistema Mundus. A informação no resumo escolar “cursando disciplinas no exterior” no JupiterWeb é de responsabilidade do Serviço de Graduação e somente poderá ser inserida após a mobilidade do aluno ser gerada no sistema Mundus.
O aproveitamento e/ou a equivalência dos créditos cursados no exterior deverá ser solicitado diretamente no Serviço de Graduação da Poli, pelo próprio aluno, somente após a finalização do seu período de intercâmbio e mediante a apresentação do Histórico Escolar oficial emitido pela IES no exterior. O programa de aproveitamento de estudos não dá direito ao diploma da IES no exterior.
Não há um período especifico para se inscrever no intercâmbio aberto, no entanto, deve-se levar em consideração o ano acadêmico na POLI e na IES estrangeira.
Para saber quais IES possuem convênio com a USP favor utilizar a seguinte ferramenta para consulta no link:
Poli: https://www.poli.usp.br/internacional/convenios-internacionais/instituicoes-conveniadas
USP: http://internationaloffice.usp.br/index.php/convenios/instituicoes-conveniadas/