Poli-USP quer discutir ações para atrair meninas para engenharia

A proposta é de levantar ações para aumentar participação de mulheres nos cursos da Escola, hoje em torno de 20%

O Dia Internacional da Mulher de 2019 foi um momento de encontro e reflexão na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo. No dia 8 de março, que também marcou um ano de gestão da primeira mulher na diretoria da Poli, a professora Liedi Légi Bariani Bernucci, foi promovido um evento para levantar iniciativas para aumentar a participação de jovens mulheres na Engenharia.

O encontro contou com a participação de alunas e alunos, professores e professoras, funcionários e funcionárias. Liedi iniciou com uma apresentação sobre os desafios para a inclusão das mulheres nas ciências e na engenharia, na qual apresentou dados do Fórum Econômico Mundial sobre a importância da igualdade de gênero na competitividade de um país, uma vez que o talento é um dos fatores mais essenciais para o crescimento. “Quando mulheres e meninas não são integradas, a comunidade perde habilidades, ideias e perspectivas que são pontos críticos para enfrentar os desafios globais”.

Após a apresentação da diretora, o público presente contribuiu com ideias, experiências pessoais e sugestões do que já tem sido feito em outras instituições. Uma das ideias levantadas seria realizar eventos para meninas de colégios privados e públicos, convidá-las para conhecer os laboratórios da Poli, para poder levar esta discussão para dentro das escolas, e também a produção de material informativo sobre a carreira de engenharia, para incentivar as meninas a seguirem essa carreira.

A sugestão de ações não se encerraram no evento, e caberá à equipe de comunicação recolher essas propostas e levá-las à diretoria ou às organizações estudantis que possam levá-las adiante. Os interessados podem enviar suas sugestões para comunicacao.poli@usp.br.

O vídeo com a apresentação da diretora e com o debate está disponível no canal da Escola Politécnica no Youtube: https://youtu.be/ljeHEtggmvw.