Sem obtenção prévia de título de mestre

A) Recomenda-se que o candidato que não possua o título de mestre ingresse inicialmente no curso de mestrado. No entanto, o futuro orientador interessado no ingresso de seu candidato no curso de doutorado direto deverá solicitar ao Programa de Pós-Graduação a realização de um exame de admissão para doutorado direto. Essa solicitação deverá conter:

1. O currículo Lattes do aluno;
  2. O histórico escolar de graduação (de pós-graduação e de outros cursos, se couber) do candidato;
  3. O projeto de pesquisa de doutorado;
  4. Uma carta de encaminhamento do futuro orientador contendo as justificativas para a solicitação, fundamentadas no mérito e na originalidade da proposta do trabalho de pesquisa, no desempenho escolar e na maturidade científica do candidato.

B) O programa constituirá uma comissão examinadora, composta por no mínimo três membros com título de doutor, responsável pelo exame de admissão para doutorado direto, a qual deverá considerar na sua avaliação:

1. Documentação encaminhada;
  2. Apresentação, pelo aluno, da síntese da proposta do projeto de pesquisa de doutorado;
  3. Resultado da arguição sobre o projeto de pesquisa de doutorado, bem como a avaliação da maturidade e do conhecimento do candidato na área.

C) A critério do programa, em conjunto com o exame de admissão para doutorado direto, poderá ser também solicitada a realização de um exame de capacitação, de exames de proficiência em língua estrangeira (níveis mestrado e doutorado) e de outras documentações ou procedimentos para a avaliação de ingresso.

D) A comissão examinadora deverá elaborar parecer circunstanciado, recomendando ou não a aceitação do candidato no programa de doutorado direto.

E) O candidato aprovado deverá apresentar:

a) Aprovação em exame de proficiência em inglês com tradução e compreensão de texto e mais um exame de proficiência em língua estrangeira, o qual, a critério do programa, poderá consistir de uma das seguintes alternativas:

1. Aprovação em exame de redação em Língua Inglesa;
  2. Aprovação em exame de redação em Língua Espanhola ou aprovação em exame em outra língua estrangeira com tradução e compreensão de texto.

b) Aprovação no exame de qualificação. O aluno deve se inscrever para o exame de qualificação em até sessenta por cento do prazo máximo para o depósito da tese definido pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) e pela Comissão Coordenadora de Programa (CCP). O exame deverá ser realizado em até cento e vinte dias após a data de inscrição

c) Depósito na SPG de 7 (sete) exemplares, sendo que:

1. 1 (um) volume da tese deve necessariamente estar encadernado no padrão “capa dura”, cor azul escuro com letras em dourado. As capas dos volumes no padrão “capa dura” devem seguir a mesma formatação do mestrado e doutorado;
  2. 1 (um) volume da tese deve necessariamente estar encadernado no padrão “espiral”;
  3. 1 (um) exemplar de artigo técnico de 8 a 12 páginas, com exceção dos alunos dos programas de Engenharia Química e Elétrica;
  4. Formulário de requerimento de entrega, em 2 vias, disponível na área de Formulários para alunos.
  5. 1 (um) disquete contendo ficha catalográfica, resumo e abstract da dissertação/tese;
  6. 1 (uma) cópia do diploma de graduação, frente e verso, autenticada;
  7. 1 (uma) cópia legível do RG ou RNE.

F) Aprovação da defesa de tese perante banca de cinco (5) professores, sendo no mínimo dois (2) externos à Escola Politécnica. Esta aprovação corresponde à obtenção de 160 créditos;

G) As sessões públicas de defesas de doutorado poderão ter, a critério da Comissão de Pós-Graduação (CPG), membros da comissão julgadora participando de videoconferência. No doutorado esta participação se limitará a dois membros. O número mínimo de créditos exigidos é de 256.

H) Para submissão da dissertação/tese no Portal do Saber da USP (obrigatório a partir de 01/06/2006), o aluno deve entregar na SPG:

• Formulário de autorização para submissão e formulário contendo dados da tese ou dissertação. Preencher todos os campos. Ambos os formulários encontram-se no site www.teses.usp.br;
  • 01 CD contendo a dissertação/tese em arquivo PDF. Incluir a ficha catalográfica (em caso de edição revisada, substituir o CD com as alterações no prazo de 30 dias).