Evento vai apresentar principais resultados das pesquisas da Rede Litoral,

que reúne cientistas da Poli, do ITA, do Inpe e da Unifei

Com o objetivo de trocar informações e divulgar os principais resultados já alcançados, será realizado no dia 28 de julho III Workshop da Rede Litoral “Mudanças Climáticas Globais e impactos na zona costeira: modelos, indicadores, obras civis e fatores de mitigação/adaptação”. O evento ocorrerá das 9h às 17h, na Sala Bandeirantes no Edifício Paula Souza (Engenharia Civil), da Escola Politécnica da Universidade da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

A Rede Litoral é formada por pesquisadores e docentes da Poli, dos institutos Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), além de professores visitantes. Trata-se de um projeto financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do edital de temas estratégicos Ciências do Mar, com duração de quatro anos (2010-2014).

De acordo com o professor titular Paolo Alfredini, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHD), da Poli, cada uma das instituições participantes da Rede Litoral desenvolve pesquisa em torno de um eixo temático, mas trocando informações e complementando atividades. “O objetivo é estudar o impacto das mudanças climáticas no litoral norte de São Paulo (São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilha Bela)”, explica Alfredini, representante da Poli na rede.

No caso do workshop, ele explica que é uma exigência da Capes que se organize um evento desses a cada semestre. A programação do que será realizado no dia 28 inclui relatos sintetizando os trabalhos e resultados dos eixos temáticos e uma reunião interna com os membros da Rede Litoral, para discussão sobre o andamento do projeto e planejamento. Haverá ainda uma conferência sobre debris-flow (avalanche de detritos), que será proferida pelo professor Maurizio Rosso, do Politecnico di Torino, da Itália.

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Acadêmica Agência de Comunicação