FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Campus mais recente da USP possui grupos de pesquisa, cursinho pré-vestibular, e organizações político-acadêmicas

A Semana de Recepção dos Calouros da Escola Politécnica (Poli) da USP começou no último dia 18 de fevereiro com diversos eventos voltados à apresentar aos calouros como será sua vida universitária pelos próximos anos. Ensino, pesquisa e extensão, atividades-fim da universidade, são apresentados por professores e veteranos ao longo da semana. Os alunos que ingressaram no curso de Engenharia de Petróleo, oferecido desde 2012 na cidade de Santos, puderam conhecer as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no campus em uma palestra realizada na manhã desta quarta-feira, dia 20.

Mesmo sendo uma estrutura nova com relação ao campus de São Paulo, a unidade de Santos possui laboratórios e projetos bem estabelecidos, como o Capítulo Estudantil da Sociedade dos Engenheiros do Petróleo, que visa aproximar os estudantes da indústria e já recebeu diversos prêmios por sua atuação, o Cursinho Pré-Vestibular Atuamente (CPVAM), que oferece 50 vagas por ano para vestibulandos com comprovada necessidade socioeconômica, e o centro de pesquisa “InTRA”, grupo interdisciplinar de pesquisadores que utiliza tecnologia para fazer análises de rochas e fluidos.

O estudante e presidente do Centro Acadêmico da Poli Santos, Anderson Castro de Melo Junior, falou aos estudantes sobre a importância de participar de projetos de pesquisa e extensão. Ele contou sobre sua experiência de iniciação científica, os desafios enfrentados para aprender a fazer uma pesquisa científica e conciliar com a demanda de estudos da graduação, e orientou aos calouros que procurassem informações sobre os docentes e suas pesquisas, para então conversar com eles sobre possíveis projetos nas Anderson também recomendou a participação de projetos de extensão, uma vez que o envolvimento com essas equipes dá a dimensão de como é trabalhar em grupo, e desenvolve a competência de gerir pessoas e conflitos.

Veja abaixo alguns dos projetos de extensão da Poli Santos:

Centro Acadêmico da Poli Santos (CAPS)

Capítulo Estudantil da USP – Sociedade dos Engenheiros de Petróleo (SPE)

Cursinho Pré-Vestibular Atuamente (CPVAM)

Petro Science, um dos eventos de divulgação científica do Capítulo SPE.

Print Friendly, PDF & Email