Professor da Poli-USP, Alexandre Kawano, torna-se membro da sociedade científica Sigma Xi, da qual Albert Einstein e outros grandes nomes da ciência fizeram parte

– Por Yasmin Araújo

Alexandre Kawano, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi recentemente nomeado com o título Full Membership pela Sigma Xi, uma sociedade centenária de honraria a pesquisa científica que conta com mais de 200 prêmios Nobel e 100 mil integrantes.

A nomeação de Full Member reconhece pesquisadores com grandes contribuições nos campos das ciências pura e aplicada. As aquisições são evidenciadas pelas publicações como autores primários ou de dois ou mais artigos publicados em veículos de referência. Há mais de trinta anos, o professor Alexandre Kawano se dedica à produção de uma ciência comprometida a desvendar o extraordinário, paixão que foi herdada da família. “Sou um apaixonado pela ciência. O ambiente familiar contribuiu para isso, certamente através de meu pai e meus tios. Uma pessoa também importante foi o pai do meu melhor amigo na infância. Ele contava coisas extraordinárias para nós, crianças, sobre, por exemplo, o efeito fotoelétrico, precipitação de solutos, tensão superficial e que na Ciência, a Matemática é a Rainha”.

Com o título, Kawano passa a figurar em uma sociedade pela qual já passaram Albert Einstein, Gerty Cori, Linus Pauling, Julian Lewis, Sally Ride e outros grandes nomes da ciência.

Sociedade Sigma Xi

Fundada em 1886, na Universidade de Cornell, a Sigma Xi é uma sociedade que se empenha a impulsionar a valorização da pesquisa científica há mais de um século. Para dar seguimento a tal legado, busca contribuir para a integração de diversas áreas de conhecimento e iniciativas como a produção da revista científica American Scientist, da promoção de campanhas para financiamento de projetos focados em jovens pesquisadores e no patrocínio de uma gama de programas de apoio a ética em pesquisa, do ensino de ciências e engenharia, a compreensão pública da ciência e na cooperação internacional. Ações alinhadas aos ideais da Escola Politécnica. (Trecho do outro texto)

Conheça a trajetória de Alexandre Kawano

“Vejo-me como um educador e os educadores têm a missão de fazer outras pessoas melhores em sua inteireza”.

Paulistano de origem, Alexandre Kawano é um apaixonado por cultura. Ama o Brasil, mas o interesse por compreender outras culturas, a matemática e a ele mesmo o levou a aprender línguas como japonês, inglês, francês, italiano e russo. “Através delas, aprecio ainda mais a nossa língua portuguesa e a cultura brasileira, que é resultado de uma mistura fina de outras, com grande diversidade e tolerância”.

A sua relação com a Escola Politécnica começa em 1984, quando Kawano inicia a graduação em Engenharia Naval. Naquela época, a escolha do curso deveria ser realizada logo que os estudantes chegassem ao final do primeiro ano. A escolha pela Engenharia Naval foi condicionada por duas razões, sendo a primeira muito mais forte que a segunda. O curso parecia ser o mais eclético entre todos, pois a grade horária contava com disciplinas de diversos departamentos. A segunda razão está no fato de que Kawano gostaria de fazer uma engenharia diferente do pai e dos tios, também politécnicos.

A trajetória na docência começou em 1989, no Departamento de Engenharia de Construção Civil, época que ele lembra com carinho. “Aprendi muitíssimo lá sobre a carreira universitária e sou muito grato a todos os professores, funcionários e colegas deste departamento”. No início dos anos 2000, ele migra para o Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos, onde está até hoje. O percurso iniciado na Naval, o permitiu conhecer a Escola Politécnica, lugar onde também fez o seu mestrado.

Durante o doutorado em matemática, no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, conheceu um de seus mentores, o professor Paulo Cordaro, uma inspiração constante para o docente. O professor também celebra os educadores da Poli e fala sobre o que significa educar. “Na Poli, tive grandes professores que sabem que os admiro. Sei da importância do professor para seus alunos. Todos se lembram de um que foi significativo na vida deles. Então, sendo docente, chega a minha vez de procurar bem influenciar meus alunos. Vejo-me como um educador e os educadores têm a missão de fazer outras pessoas melhores em sua inteireza”. Na Yokohama National University, ele obteve o seu doutorado em Engenharia Industrial.

Quando as paixões fora de sala são colocadas em pauta, Kawano é um grande entusiasta da Natação. Fundador da Equipe de Natação Poli Masters (em parceria com dois outros esportistas), o professor tem o esporte como hobby favorito. Ele também se autodenomina com um leitor “non-stop”, lê de tudo um pouco, e gosta de estudar línguas.

Conheça mais da Polimasters.