O “Programa de Gestão de Resíduos da Escola Politécnica da USP” é delineado por etapas, em
consonância com as diretrizes da Escola e com a legislação vigente.
Após implantar em toda Poli os sistemas de gestão de “lâmpadas fluorescentes” e de “pilhas e baterias”, além de terminar o “inventário dos resíduos laboratoriais”, o Poli Recicla iniciou a Coleta Seletiva (em 3 prédios de forma total e nos outros parcial).
Depois do prédio da Produção (apoio: Fundação Vanzolini) e do prédio da Mecânica (apoio: FDTE), iniciou-se a Coleta Seletiva total no prédio da Civil (apoio: CTH e FDTE).
Para isso, foram instalados em locais estratégicos coletores individuais e coletivos de papel, coletores de copos plásticos e conjuntos de coletores para “Recicláveis” e “Não Recicláveis” e os profissionais responsáveis pela coleta foram treinados.
Processo:
1º) Usuário deposita os resíduos separadamente em coletores próprios. É importante lembrar que são “Recicláveis”, entre outros: papel, alumínio, plástico (inclusive copo de café usado), vidros
(cacos devem estar protegidos), embalagens longa vida e isopor.
2º) Os funcionários da limpeza coletam os recicláveis e os depositam nos containers, onde são armazenados até a coleta da Cooperativa/Cooperação-conveniada Limpurb, responsável pela coleta de recicláveis em todo campus. (Periodicidade da coleta pela empresa é de 1 vez por semana).
3º) Empresa conveniada transporta os recicláveis para cooperativa onde realizam a triagem e destinação final do produto.

Estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos. Contamos com a sua colaboração.