FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

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Caminhões com carregamento acima do permitido por lei diminuem a vida útil do pavimento, afirma pesquisadora da Poli-USP

As rodovias são o principal modo de transporte de passageiros e mercadorias no Brasil. Segundo dados de 2017 da Confederação Nacional do Transporte (CNT), a malha rodoviária brasileira possui mais de 1,7 mi de quilômetros de extensão, e nela circulam mais de 600 mil transportadores, entre empresas, cooperativas e autônomos.

Trânsito. Rodovia Aguanguera. 2017/08/24 Foto Marcos Santos/USP Imagens

Considerando o papel das estradas no País, a manutenção do pavimento se torna uma necessidade e um desafio. Por isso, a aluna de mestrado do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR) da Escola Politécnica (Poli) da USP, Mariana Bosso, desenvolveu sua pesquisa sobre como o excesso de carga prejudica a qualidade e a duração da pavimentação. Em uma parceria do Laboratório de Tecnologia de Pavimentação (LTP) da Poli-USP com a concessionária Arteris, o objeto de estudo de Mariana foi a rodovia Fernão Dias, que liga os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

O trabalho foi baseado na coleta de dados de uma balança de pesagem em movimento instalada na Rodovia Fernão Dias, considerada como uma inovação tecnológica no Brasil, pois é capaz de fazer a pesagem diretamente na faixa de rolamento com os veículos em alta velocidade. Hoje a balança funciona apenas a nível gerencial, para caracterização e monitoramento do tráfego. No entanto, há estudos internacionais relatando o uso da tecnologia para fiscalização direta e contínua do excesso de carga. No Brasil, a fiscalização ocorre nos postos de pesagem veicular ativos, esses usualmente com horários de funcionamento restritos e previsíveis, induzindo a passagem dos veículos com sobrecarga nos horários em que os postos de pesagem não estão funcionando.

Método de pesquisa – Mariana explica que, ao projetar a estrutura do pavimento, o engenheiro leva em conta uma estimativa da carga que a construção irá suportar, e para isso se pressupõe que os limites de carga sejam seguidos. Em sua pesquisa de campo, ela percebeu que essas leis muitas vezes não são respeitadas. “Fizemos uma estrutura de trecho experimental na pista, com materiais que já conhecemos, e então acompanhamos o quanto ele degradava com tráfego real”. Os dados de tráfego foram correlacionados com os defeitos observados, concluindo-se que o excesso de carga nas rodovias penaliza o transporte rodoviário ao acelerar a degradação da estrutura do pavimento.

Premiação internacional – Com o artigo fruto de sua dissertação, intitulado “Impact of overloaded vehicles on asphalt pavement fatigue life”, Mariana receberá o Prêmio Jovem Pesquisador, da International Society for Weigh-in-motion (ISWIM), durante a International Conference on WIM (ICWIM), congresso em que são discutidas as práticas e aplicações dos dados de balança de pesagem em movimento.

Sua pesquisa foi desenvolvida em conjunto com as professoras do Departamento de Engenharia de Transportes, Kamilla Vasconcelos, orientadora do mestrado, e Liedi Légi Bariani Bernucci, a professora Linda Lee Ho, do Departamento de Engenharia de Produção, e o aluno de iniciação científica Rafael Mota.

Segundo Mariana, a apresentação no Congresso da ISWIM visa mostrar as diferenças entre o cenário ideal, no qual todos os caminhões estariam dentro da carga máxima legal, e a realidade, demonstrando o quanto o pavimento poderia ter sua vida útil prolongada.

Para sua orientadora, Kamilla Vasconcelos, a pesquisa se destacou por mesclar o academicismo e a prática de mercado. “Para esse prêmio, o trabalho não entra só pela questão técnica, mas também pelo perfil do aluno, que está inserido no mercado e vem tentando trazer tecnologias mais modernas para dentro das empresas. Acredito que eles olharam os dois lados, a contribuição acadêmica do trabalho e a atuação em mercado”.

Investimento em pesquisa – A pesquisa mencionada foi financiada por meio dos Recursos para Desenvolvimento Tecnológico (RDT) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em parceria entre o Laboratório de Tecnologia de Pavimentação, Laboratório de Estruturas e Materiais Estruturais, ambos da Poli-USP, e o Grupo Arteris. Esses recursos são verbas anuais que estão previstas nos contratos de concessão de rodovias federais destinadas à aplicação em pesquisas na área de engenharia rodoviária. O mesmo visa promover a modernização da infraestrutura, além do desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias nas concessões de rodovias federais.

 

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