FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Doutorando da Escola Politécnica da USP ganha prêmio em conferência internacional por demonstração de hardware

Pesquisador foi aos Estados Unidos apresentar seu projeto em evento que reuniu pesquisadores de hardware de todo o mundo

Em maio de 2024, Victor Takashi Hayashi, doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica (Poli) da USP, viajou à Washington DC (EUA) para participar do IEEE International Symposium Hardware Oriented Security and Trust (HOST), e ganhou o principal prêmio do evento.

Criado em 2008, o HOST é um simpósio internacional que reúne pesquisadores de segurança de hardware de institutos como Universidade da Flórida, Universidade de Yale, Universidade de Kobe e muitos outros. Victor representou a USP no evento apresentando seu trabalho referente ao ensino de segurança de hardware. Sua demonstração ficou em primeiro lugar entre 25 outras, de 15 instituições de todo o mundo.

Foi meu primeiro congresso internacional fora do Brasil, uma ótima oportunidade de conhecer e trocar ideias com autores cujos trabalhos venho estudando para meu doutorado”, relata o pesquisador.

A pesquisa de Hayashi direciona-se à detecção de hardware trojans usando técnicas de Inteligência Artificial. Trojans são programas ou códigos semelhantes a vírus de computadores, porém embutidos em dispositivos físicos. “O objetivo da pesquisa é obter um método eficiente e com boa acurácia para detectar hardware trojans usando diferentes modelos de aprendizado de máquina”, segundo o pesquisador. 

 O principal resultado obtido até agora foi uma nova base de dados de hardware trojans para fomentar a pesquisa em métodos de detecção. Segundo Hayashi, a temática que aborda em sua pesquisa é de grande interesse público, uma vez que ameaças de hardware trojans podem comprometer aplicações críticas como casos de uso industriais e autenticação por dispositivo confiável em aplicações bancárias.

Victor Hayashi também já participou da IEEE Induscon, conferência internacional que acontece no Brasil

A demonstração que foi premiada no IEEE Host tratava-se de uma ferramenta que permite realizar testes manuais e automáticos em dispositivos para verificar se eles possuem hardware trojans

 

“O reconhecimento do prêmio de melhor apresentação me fez perceber que muitas vezes os trabalhos de destaque possuem simplicidade, e que também é possível realizar pesquisas relevantes ao explorar temas inéditos, como foi o caso da educação em segurança de hardware, tema da demonstração realizada”, explica Hayashi. 

 

Sobre a Poli – A Escola Politécnica da USP é uma escola de graduação e pós-graduação em engenharia, e por fazer parte de uma universidade que coloca-se no centro da pesquisa acadêmica da América Latina, fomenta as atividades científicas de sua comunidade. Desta forma, pesquisadores como Hayashi têm espaço e suporte para desenvolverem suas pesquisas únicas. O doutorando relatou que durante todo o processo de participação no IEEE Host foi incentivado por seu orientador, Wilson Vicente Ruggiero, professor titular da Poli.

Print Friendly, PDF & Email