A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) e a Leibniz Universität Hannover, da Alemanha, estabeleceram um acordo de cooperação para promover o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores. O acordo foi oficializado anteontem (3/10), no Conselho Universitário da USP, durante uma solenidade que contou com a participação do diretor da Poli, José Roberto Cardoso; do pró-reitor de Pesquisa da USP, Marco Antonio Zago, do reitor da Leibniz Universität Hannover, Erich Barke; e do governador da Baixa Saxônia, David MacAllister, entre outros.

Segundo o prof. Paulo de Mattos Pimenta, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica, que é o coordenador do acordo por parte da USP, o intercâmbio entre as instituições deverá começar a ocorrer já a partir de 2012. “Acordos de cooperação como esse são importantes porque possibilitam realizar pesquisas em rede e alcançar mais rapidamente um patamar de excelência”, ressaltou Pimenta. Ele lembra que a Leibniz Universität Hannover desenvolve pesquisas de ponta em diversas áreas, tais como Mecânica Computacional, Engenharia de Computação (supercomputação e computação paralela), energia (eólica, em especial) e Engenharia Costeira.

Já o prof. Peter Wriggers, coordenador do acordo por parte da Leibniz Universität Hannover, ressaltou que uma das possíveis áreas de cooperação será a de Simulação Computacional em Engenharia, cuja aplicação vai desde engenharia de materiais, energia e meio ambiente até medicina, entre outras aplicações industriais.

A expectativa do diretor da Poli é que esse acordo, cujo interesse imediato é mais da Engenharia Civil, possa ser expandido para outras áreas da engenharia da Escola. “Temos um interesse muito grande em nos relacionar com uma instituição de classe mundial como a Leibniz Universität Hannover”, ressaltou.

Já o governador da Baixa Saxônia – estado alemão cuja capital é Hannover –, ressaltou que é um orgulho estabelecer um acordo com a melhor universidade da América do Sul.  “Educação é a chave para qualquer economia de sucesso; e ambos os países estão trabalhando da melhor forma que podem para prover uma educação cada vez melhor”, disse David MacAllister. “A Alemanha está muito interessada em países emergentes como o Brasil.”

Fundada em 1831, a Leibniz Universität Hannover possui mais de 21 mil estudantes, nove faculdades e 160 cursos – espalhados pelas áreas de ciências naturais e engenharia, ciências humanas e sociais, direito e economia. Pertence ao TU9, associação das nove escolas de engenharia da Alemanha cuja excelência do seu corpo docente é reconhecida internacionalmente. O prof. Wriggers, que é diretor do Instituto de Mecânica do Contínuo da Faculdade de Engenharia Mecânica, e editor-chefe da prestigiosa revista Computational Mechancis da Springer, é um exemplo. Recentemente ele foi eleito nos Estados Unidos como o primeiro membro estrangeiro da Division of Applied Mechanics da ASME.