Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

Todos os caminhos levam à Poli: a trajetória do professor Marcos Massao Futai

O professor foi empossado como titular no último dia 22 de agosto. 

 

Docente do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica, o professor Marcos Massao Futai leciona 9 disciplinas na Escola Politécnica da USP. No último dia 22 de agosto, o professor foi um dos 19 docentes celebrados como novos professores titulares da Poli.

Sua atuação científica concentra-se em Engenharia Geotécnica aplicada a obras de infraestrutura rodoviária e ferroviária, fundações especiais, aterros sobre solos moles, geossintéticos, barragens, estabilidade de taludes, túneis e o uso de transformação digital em obras de infraestrutura.

O professor é livre-docente pela Poli, e integra a instituição desde 2003. Desde então, tem se dedicado à educação e à pesquisa em engenharia. 

Para além da sala de aula e dos projetos de pesquisa na Poli, Marcos é também marido de Silvia Suzuki, e pai de Yudi. Quando não está na USP, o professor divide seu tempo entre a família e seu cachorrinho, com quem passeia nas horas vagas.Além disso, sempre que possível, viaja com a família, já que, mesmo em casa, dedica muito tempo à vida acadêmica.

Contribuições em pesquisa, ensino e extensão

Os projetos de pesquisa desenvolvidos por Futai na Escola Politécnica relacionam-se diretamente com as disciplinas lecionadas na graduação e pós-graduação. 

 

Segundo Futai, o ensino em engenharia é essencial para a garantia do crescimento e desenvolvimento econômico no País e que, para tanto, a Universidade precisa formar engenheiros a partir da modernização de métodos de ensino e manter os conteúdos atualizados.

 

Idealizador do Laboratório GeoInfra USP, o professor acredita que as atividades de pesquisa e extensão são a forma com que a USP se aproxima da sociedade. O laboratório em questão atende demandas soluções para problemas de engenharia nas áreas de infraestrutura, mineração, energia e construção civil, relacionadas à Engenharia Geotécnica. Grande parte das pesquisas do Laboratório estão hoje voltadas para a área de Infraestruturas.

 

“A pesquisa aplicada permite que os docentes realizem inovações que podem ser transferidas para a prática da engenharia”, destaca o professor.

 

Futai projeta que as pesquisas futuras em sua área exigem infraestruturas mais eficientes, para que a confiabilidade de obras antigas e a construção de novas obras sustentáveis sejam garantidas. O GeoInfraUSP tem estudado também os efeitos das mudanças climáticas e eventos extremos na resiliência das infraestruturas. 

 

O impacto da Poli 

 

Como estudante e acadêmico, o Futai viajou pelo Brasil, mas foi na Escola Politécnica que formou raízes. Nos últimos 20 anos, o professor dedicou-se integralmente à inovação e à pesquisa científica na instituição. 

 

Das aulas ministradas na graduação aos projetos, como os desenvolvidos no Laboratório GeoInfra USP,  Futai garante que, como professor titular, dará continuidade às suas contribuições na Poli.

 

Para a Universidade do Amanhã, Futai acredita que deve-se haver o equilíbrio entre pesquisa e liderança para os docentes da instituição. Ele vê na figura dos professores, pesquisadores que devem dedicar-se constantemente à pesquisa ao passo em que deixam sua contribuição institucional na formação de cidadãos.

 

“Sempre quis seguir a carreira acadêmica por dois motivos: ministrar aulas e realizar pesquisa. Além de conseguir as duas coisas, aqui na Poli obtive muito mais”, finaliza o professor. 

 

“Ser docente na Escola Politécnica é um grande orgulho para mim. A Poli é uma parte importante da minha vida”.

 

       – Marcos Massao Futai



Tudo sobre o professor

Formação

Graduação: Engenharia Civil na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1995.
Mestrado em Engenharia Civil na COPPE-UFRJ em 1998.
Doutorado em Engenharia Civil na COPPE-UFRJ em 2002. Livre Docência na Poli-USP em 2010.
Pós-doutorado na Universidade de Cambridge em 2016.

Disciplinas Lecionadas

Na Graduação: Mecânica dos Solos e das Rochas I
Mecânica dos Solos e das Rochas II
Engenharia Geotécnica e Fundações
Na Pós-graduação: Conceitos e Aplicações de Mecânica dos Solos Não Saturados em Obras de Infraestrutura Geotécnica
Resistência e Deformabilidade dos Solos
Estabilidade e Estabilização de Taludes
Aplicados em Obras de Infraestrutura Ensaios in situ e Instrumentação em Obras
Solos Reforçados para Obras de Infraestrutura: Conceitos e Aplicações Monitoramento Estrutural e Geotécnico de Obras de Infraestrutura

Prêmios

Laudos de grandes rupturas geotécnicas
Consultorias para obras geotécnicas de risco
Prêmio Costa Nunes da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos
Keynote Lectures em congressos nacionais e internacionais

Associações

Ex-presidente do Núcleo de São Paulo da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Ex-presidente da Comissão de Taludes
Vice-chair do Technical Committee of Tropical Residual Soils
Diretor da International Press-in Association
Presidente do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas
Presidente da Comissão Técnica do Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica de 2022
Presidente do Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas de 2024