FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) entrega, nesta sexta-feira (9/12), o prêmio Personalidade da Tecnologia 2011. Entre os homenageados estão três politécnicos: Luiz de Queiroz Orsini, ex-docente da Poli, Antonio Mauro Saraiva, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, e Lucas Antonio Moscato, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos.

A iniciativa chega a sua 25ª edição e homenageia profissionais que se dedicam ao avanço científico e tecnológico, ao desenvolvimento nacional e ao bem-estar da população brasileira.  A solenidade de entrega do prêmio será às 19h30, no auditório do Seesp (rua Genebra, 25 – Bela Vista). Conheça abaixo os ganhadores em cada categoria.

Luiz de Queiroz Orsini – categoria EDUCAÇÃO

Engenheiro mecânico-eletricista formado pela Poli/USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) em 1946, Orsini é doutor pela Universidade de Paris (Sorbonne). Dedicou-se por mais de seis décadas à educação superior, e sua atuação é considerada crucial na modernização do ensino em engenharia elétrica no Brasil. É livre-docente, professor catedrático e emérito na Poli/USP. Participou da criação de novos cursos e laboratórios e promoveu o uso de computadores como ferramenta de ensino. Realizou também pesquisas na área de circuitos e instrumentação eletrônica. Trabalhou nos laboratórios de Yves Rocard, em Paris. Ocupou o cargo de diretor do Instituto de Física em 1975 e de pró-reitor de graduação entre 1988 e 1990 na USP. Tem o título de Life Fellow pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos. É autor de diversos livros, entre eles “Curso de circuitos elétricos” e “In trodução aos sistemas dinâmicos”.

Vanderlei Salvador Bagnato – categoria INOVAÇÃO

Físico formado pela USP (Universidade de São Paulo) em 1981, Bagnato é também engenheiro de materiais pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). É mestre em física pela USP e doutor pelo MIT (Massachussets Institute of Tecnology-USA). Foi responsável pelo desenvolvimento do primeiro laboratório de átomos frios no Brasil. Realizou vários trabalhos em Metrologia de Tempo e Frequência com a construção do primeiro relógio atômico em todo o Hemisfério Sul. Na área de biofotônica, liderou um projeto pioneiro que culminou no surgimento de diversas técnicas de diagnóstico e tratamento de câncer. Lidera diversas iniciativas de difusão da ciência, como a administração de um canal de TV totalmente dedicado ao tema. É livre-docente e professor titular na USP. Orientou várias dissertações de mestrado e teses de doutorado, publicou mais de 300 artigos científicos e inúmeros livros.  Atualmente é co ordenador da Agência USP de Inovação, na qual implanta projetos especiais de inovação com responsabilidade social.

Antonio Mauro Saraiva – categoria AGRICULTURA

Engenheiro eletrônico formado pela Poli/USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) em 1980, Antonio Mauro é também agrônomo pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) em 1987. Mestre, doutor e livre-docente em engenharia na Poli/USP, atua como professor titular e vice-chefe do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. Criou o laboratório de automação agrícola. Presidiu a SBIAgro (Associação Brasileira de Agroinformática) e foi chairman de tecnologia da informação da Cirg (International Commission of Agricultural Engineering), da qual é vice-presidente honorário. É também assessor técnico da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e do Ministério do Meio Ambiente. Participa do Comitê Executivo do Biodiversity Information Standards como secretário regional para a América Latina. Atualmente é presidente da Comissão de Pesquisa da Poli/USP e pesquisador 1-D do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Shozo Motoyama – categoria HISTÓRIA DA ENGENHARIA

Físico formado pela USP (Universidade de São Paulo) em 1967, Motoyama é doutor em ciências, livre-docente e professor titular da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) pela mesma instituição. Ocupou ocargo de secretário-geral da Sociedade Brasileira de História da Ciência entre 1982 e 1988. Atuou como diretor do CHC (Centro Interunidade de História da Ciência) da USP e do Museu Histórico de Imigração Japonesa no Brasil. Recebeu vários prêmios acadêmicos. Atualmente é presidente do Centro de Estudos Nipo-Brasileiro e membro titular da cadeira nº 15 da Academia Paulista de História. É autor de 31 obras, algumas na área de engenharia, como “Tecnologia e industrialização – Uma perspectiva histórica”;  “Educação técnica e tecnológica em questão: 25 anos do Ceeteps – História vivida”; e “Escola Politécnica, 110 anos construindo o futuro”. Escreveu ainda 47 capít ulos de outros livros e mais de 200 artigos.

Lucas Antonio Moscato – categoria INFORMÁTICA

Engenheiro eletrônico formado pela Poli/USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) em 1969, Moscato é mestre em engenharia de sistemas, doutor em eletrônica, livre-docente e professor titular pela mesma instituição. Possui também título de especialista em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Com vasta experiência na área de engenharia mecatrônica com ênfase em robótica, atuou em vários projetos de desenvolvimento de tecnologia, entre eles, no primeiro computador brasileiro e robô industrial desenvolvido na Poli/USP e do sistema de controle de trens de subúrbio para a Fepasa. Criou a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, instituição em que exerceu os cargos de diretor tesoureiro e vice-presidente. Desenvolveu e coordenou o curso de engenharia mecatrônica e fundou o departamento dessa modalidade na Poli/USP. Atualmente é suplente do pró-reit or de Cultura e Extensão da USP.

Aloizio Mercadante Oliva – categoria VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Economista formado pela USP (Universidade de São Paulo), Mercadante é mestre em ciência econômica e doutor em teoria econômica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). É professor licenciado de economia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e da Unicamp. Foi deputado federal por dois mandatos e senador da República por São Paulo entre 2003 e 2011, período em que exerceu as funções de líder do Governo, da bancada do PT e do bloco de apoio e presidente da Comissão de Assuntos Econômicos. Presidiu o Parlamento do Mercosul  em 2010 e atualmente exerce o cargo de ministro da Ciência e Tecnologia. É autor de diversas obras, entre elas “Brasil: a construção retomada”; “Observatório: coletânea de artigos sobre a evolução do Brasil nos últimos anos”; “Brasil: primeiro tempo – Análise comparativa do governo Lula”; “O Brasil pós-real: a política econômica em debate”.

 

Print Friendly, PDF & Email