Pesquisador diminui ruido de
Equipamentos de Refrigeração

foto de ar-condicionado

Como minimizar o som provocado por compressores foi o tema de artigo premiado de

Daniel Loureiro Motta, aluno de mestrado da Poli-USP

Por Tainah Ramos

Qualidade de Vida

Após andar pelas ruas da cidade em um dia quente de verão, entrar em uma casa ou escritório e ouvir o som do ar-condicionado pode ser um alívio. Entretanto, pesquisadores vem se dedicando a melhorar o conforto sonoro para garantir a qualidade de vida dos usuários desses aparelhos. Além da comodidade sonora, uma pesquisa realizada por Daniel Loureiro Motta, mestrando da Escola Politécnica (Poli) da USP, buscou reduzir a vibração de compressores, para ampliar a vida útil dos aparelhos e diminuir o gasto de energia.

Simulador Digital

Daniel criou um simulador digital, com base em modelagem matemática, de uma parte do compressor, aparelho responsável pelo processo mecânico que gera o resfriamento do ambiente.

Ele focou em diminuir a vibração transmitida do compressor por molas que geram uma agitação causadora dos sons que ouvimos no ambiente, além de causar mais gasto energético, e reduzir a vida útil do aparelho eletrônico.

Utilizando dados dos compressores da marca Tecumseh, Daniel fez uma série de simulações para alcançar uma solução.

Resultado - artigo

O resultado foi positivo e a solução gerou um artigo. Agora, ele pretende aprofundar as causas e soluções em seu trabalho de mestrado na Poli-USP, com o intuito de transformar os compressores em peças ainda mais silenciosas.

O artigo “Modelagem do sistema biela-manivela de compressor para redução de vibração” foi apresentado no Congresso SAE Brasil de 2018 e recebeu menção honrosa na cerimônia de premiação dos papers que se destacaram no Congresso.