FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Tecnologias adaptativas ajustam os sistemas de acordo com as necessidades do usuário

Será realizada nos dias 26 e 27 de janeiro de 2012 a 6ª edição do Workshop de Tecnologia Adaptativa (WTA), promovida pelo Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP e pelo Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas (LTA). As temáticas abordadas no Workshop discutem as necessidades e as soluções mais atuais no campo da tecnologia da informação, especialmente as que envolvem pesquisa, o desenvolvimento e a aplicação da tecnologia adaptativa.

O WTA é um evento anual que tem como objetivo de propiciar o intercâmbio de informação e o estabelecimento de novas metas e perspectivas para a área de Tecnologia Adaptativa, apresentando resultados de investigação, ferramentas e experiências práticas que compreendem diversos aspectos científicos e tecnológicos da adaptatividade, tanto em suas formulações teóricas como em suas aplicações nas mais diversas áreas da computação. O uso da Tecnologia Adaptativa se refere a todos os processos em sistemas de informação que requerem algum tipo de adaptação para se adequarem às necessidades dos usuários, como sistemas de reconhecimento de linguagem natural ou sistemas de reconhecimento ou modelagem de comportamentos e atitudes (sites de busca na internet, redes sociais), entre outros”.

A área de Tecnologia Adaptativa é um campo de pesquisa emergente, ainda em fase de desenvolvimento, que vem progressivamente se consolidando, e que foca nos problemas relacionados com a organização de sistemas computacionais complexos, e envolvendo aspectos variados da ciência da computação, engenharia de computação e tecnologia da informação. A oportunidade do desenvolvimento de pesquisas nesta área justifica-se pela necessidade de crescente complexidade, heterogeneidade e dinamismo nos formalismos, modelos, serviços e aplicações, o que se reflete nas dificuldades correspondentes, afetando o projeto, a implementação, a operação e o gerenciamento de tais sistemas.

A programação do evento está disponível no link http://lta.poli.usp.br/lta/wta/wta-2012/programacao, e as inscrições podem ser realizadas na página http://lta.poli.usp.br/lta/wta/wta-2012/inscricao. Os participantes inscritos receberão um certificado de participação do evento durante o Workshop.

O WTA 2012 será realizado no anfiteatro Francisco Romeu Landi, no Edifício Mário Covas, prédio da administração da Escola Politécnica da USP, na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº380 – Butantã, São Paulo. Outras informações podem ser obtidas na página do evento http://ow.ly/8zqER

Print Friendly, PDF & Email