Evento terá lançamento de livro que apresenta contribuições da Escola Politécnica para área. Exemplares serão distribuídos gratuitamente

Será realizado nesta quinta-feira, dia 22 de março, às 18h30, o lançamento do livro “Do LSD ao PCS: uma história de 40 anos”, que comemora os 40 anos da criação do Laboratório de Sistemas Digitais e 21 anos do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O evento será realizado no prédio da Administração da Escola Politécnica, e contará com a distribuição gratuita do livro comemorativo, patrocinado pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).

Como ilustra o chefe do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, José Sidnei Colombo Martini, “o desenvolvimento da área de Sistemas Digitais trouxe à Escola Politécnica e à sociedade o conhecimento necessário ao projeto e produção de computadores para as várias aplicações que dão à sociedade a qualidade de vida hoje disponível. A automação bancária, o controle de trens e metrô, a confiabilidade aeronáutica, a automação agrícola, a computação de alto desempenho, a engenharia de software, são exemplos de contribuições que fazem do Curso de Engenharia Elétrica-ênfase Computação e do Curso de Engenharia de Computação opções de alta preferência nos exames vestibulares da FUVEST. Esses mesmos conhecimentos, alimentados pelas respectivas áreas de pesquisa que existem dentro do PCS, fazem com que os alunos sejam procurados, ainda dentro da Escola, para posições importantes dentro de empresas de renome no mercado”.

Lançamento do livro “Do LSD ao PCS: uma história de 40 anos”

Data: 22/03/12

Horário: 18h30

Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, Edifício Engenheiro Mário Covas Jr.

Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3 nº 380 – CEP 05508-010 – São Paulo – SP

Ficha técnica do livro

“Do LSD ao PCS: uma história de 40 anos. Engenharia de Computação e Sistemas Digitais na Escola Politécnica da USP”.

128 páginas com fotos de vários acervos e professores, entre eles Arquivo Histórico e Bilbioteca Central da EPUSP e Jornal da USP.

Organização: José Sidnei Colombo Martini e Antonio Mauro Saraiva

Coordenação: Vera Nakata

Realização: Riemma Editora

Pesquisa histórica e redação: Monica Musatti Cytrynowicz e Roney Cytrynowicz (Narrativa Um Projetos e Pesquisas de História)

Revisão técnica de conteúdo: Antonio Hélio Guerra e João José Neto

Produção editorial: Rose Riemma

Design gráfico: Ricardo Assis (Negrito Produção Editorial)

Revisão de original: Nilza Manzieri

Revisão: Alessandra Coelho

Colaboração: Anarosa Alves Franco Brandão

Fotografia: Guilherme Andrade e Jorge Maruta

O livro teve o patrocínio da FDTE.