Cosan, Comgás e Poli-USP firmam parceria para revitalização do Departamento de Engenharia de Produção
Com informações do Departamento de Engenharia de Produção
A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), uma das mais respeitadas instituições de ensino de engenharia da América Latina, está passando por uma importante transformação. E, nesta quinta (29), celebrou a parceria estratégica entre Cosan, Comgás e a Universidade, para continuidade da revitalização da infraestrutura do Departamento de Engenharia de Produção.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Dr. Vahan Agopyan; do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr.; do Ex-Presidente da República, Michel Temer; do Presidente do Conselho de Administração da Cosan, Rubens Ometto Silveira Mello; do diretor da Poli-USP, Reinaldo Giudici e do Chefe de Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, Davi Nakano, entre outras autoridades.
Houve ainda um painel com o tema “Construímos hoje o legado que inspirará o amanhã”, que tratou da importância de parcerias estratégicas para o fortalecimento da educação e o fomento da inovação no país, com a participação do ex-governador, Rodrigo Garcia, de Rubens Ometto e Vahan Agopyan, com mediação de Carla Sautchuk, Vice-Presidente do Centro de Excelência e Serviços da Compass, empresa do grupo Cosan. Para o encerramento da cerimônia, foi realizada a assinatura simbólica do termo de doação para a continuidade das obras de revitalização pelas autoridades presentes.


Com investimento de cerca de R$ 19 milhões, concedidos pela Cosan e pela Comgás, a iniciativa contempla a revitalização dos 1º e 2º andares do edifício principal, que abriga a infraestrutura de apoio aos docentes, grupos de pesquisa e aos serviços administrativos, a construção do Edifício Integrador e do novo acesso ao Departamento de Engenharia de Produção. A doação dá continuidade ao Plano Diretor de infraestrutura do Departamento, que teve as obras iniciadas em 2022 com recursos da Escola Politécnica, complementado com recursos da iniciativa privada.
O projeto revitaliza os edifícios existentes, valoriza a convivência e a circulação inteligente, com sistemas que organizam de forma eficiente os fluxos de pessoas, veículos, resíduos, água e energia.
Outro destaque do projeto é o Edifício Integrador, uma nova construção que conectará usos e fluxos da Engenharia de Produção. Com arquitetura contemporânea e visual moderno, a edificação dará identidade marcante ao Departamento. Professores e alunos terão seus espaços de integração e convivência ampliados, com abundância de luz natural e ambientes confortáveis e acolhedores. O prédio será certificado pelo selo Acqua de sustentabilidade por suas práticas sustentáveis desde o projeto, com a otimização do uso de recursos durante a execução da obra e o uso mais eficiente de água e energia. Toda a irrigação dos jardins será feita com água da chuva, reduzindo o consumo de água tratada, e o paisagismo usará espécies nativas, promovendo a integração com a fauna e flora locais.

“Acredito que a educação é uma das principais alavancas para o desenvolvimento do Brasil e a engenharia me deu as ferramentas para construir a minha trajetória de empreendedor. Com esta parceria estratégica entre o setor privado e poder público, estamos fortalecendo o ensino de excelência, impulsionando a inovação e acelerando a transição energética no Brasil.”, afirma Rubens Ometto Silveira Mello.
O compromisso da Cosan e da Comgás com um futuro sustentável se traduz em ações concretas, especialmente nas áreas de educação e capacitação técnica. Esse novo investimento reforça uma trajetória já consolidada de apoio à formação profissional. Ometto possui um longo histórico de suporte e admiração à escola. Em um movimento recente, a Cosan, em parceria com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini e a USP, deram origem ao Centro de Inovação para Transição Energética (sigla em inglês, ETIC) na Poli, responsável por projetos de pesquisa e extensão, na graduação e pós-graduação com foco em solução para descarbonização segura e eficiente das atividades econômicas. “A Poli teve um papel fundamental na minha formação, e vejo nela a oportunidade de formar novos talentos para o mercado, para o país e para o mundo. Como ex-aluno, fico muito feliz em poder contribuir com essa iniciativa.”, completa.
Maior distribuidora de gás encanado da América Latina, a Comgás também investe em iniciativas, com foco em inclusão socioprodutiva. A empresa oferece cursos gratuitos em parceria com instituições como a Fundação FAT e o Governo do Estado de São Paulo, que unem teoria e prática, com foco em segurança operacional. “A Comgás tem o prazer de participar desta celebração, unindo forças em um projeto que reflete nosso compromisso com o desenvolvimento de São Paulo. Apoiar a revitalização do edifício da Engenharia de Produção e promover a educação nos enche de orgulho, impulsionando o progresso e a inovação no estado”, afirma Felipe Figueiredo, CEO da Comgás.
Para Marly Monteiro de Carvalho, professora e ex-chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, que liderou a formulação do Plano Diretor e é incentivadora do projeto, a expectativa é que as obras reforcem o protagonismo da Poli como ambiente de excelência em formação acadêmica e produção de conhecimento, além de promover um espaço mais moderno, inclusivo e alinhado aos desafios contemporâneos da engenharia.
Sobre a Poli-USP
A Poli-USP é referência internacional e está entre as maiores e mais influentes escolas de engenharia da América Latina. A instituição conta com mais de 4,5 mil alunos apenas na graduação, 168 laboratórios e grupos de pesquisa, 112 acordos e convênios com instituições internacionais vigentes, além de mais de 1.600 publicações científicas, tanto em âmbito nacional quanto internacional.
Sobre a Cosan
A Cosan é uma empresa que investe em outras empresas, orientada pela missão de gerar valor para colaboradores, investidores e a sociedade.
Seu portfólio é composto pelas empresas Raízen, Compass, Rumo, Radar e Moove, e emprega 55 mil colaboradores em todo o país.
Seus ativos estão posicionados em setores essenciais para a economia brasileira: energia, agronegócio, gás, distribuição de combustíveis, infraestrutura e logística.
Sobre a Comgás
A Comgás possui mais de 23 mil quilômetros de rede de distribuição de gás encanado em 96 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração. A companhia atende mais de 2,6 milhões de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.