O Brasil acaba de ganhar um dos mais modernos centros de pesquisa de conforto de aviões do mundo, uma parceria entre universidades, iniciativa privada e o poder público. O 1° Centro de Engenharia de Conforto (CEC), inaugurado na Universidade de São Paulo (USP), no último dia 5 de abril, vai estudar, pela primeira vez, de forma integrada, os principais aspectos que envolvem o conforto dos passageiros das aeronaves, como ergonomia, ruído, vibração, temperatura, pressão, iluminação e até as influências psicofisiológicas.

O projeto reúne uma rede de pesquisadores da USP, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e técnicos da Embraer, com apoio das agências de fomento Finep, do governo federal, e Fapesp, do governo de São Paulo. O investimento é de R$ 14,9 milhões.

simuladorCabine1

O Centro de Engenharia de Conforto reproduz na Escola Politécnica um mini aeroporto, com sala de espera, rampa de acesso para o embarque e uma cabine de avião em tamanho real (mock up), onde é simulado um voo de verdade.

Para o diretor da Poli, professor José Roberto Cardoso, o projeto mostra que o Brasil tem condições de vencer a atual crise da indústria nacional, com inovação, tecnologia e formação profissional. “A iniciativa é a coroação de um projeto de pesquisa para o país. Ele promove a inovação tecnológica e marca uma nova postura de trabalho, com uma união de esforços na formação de profissionais qualificados”, afirmou.

O vice-reitor da UFSCar, Pedro Galetti, destacou que o projeto tem um significado especial na produção do conhecimento para toda a sociedade. “Estamos entrando em uma nova era do desenvolvimento tecnológico e o caminho está aberto para novas parcerias”, disse.

Na opinião do vice-presidente de engenharia e tecnologia da Embraer, Mauro Kern, a parceria com as universidades garante competitividade para aviação nacional. “Este é um projeto que está na vanguarda mundial e une as duas chaves do mundo moderno: inovação e colaboração”, afirmou.

O professor Jurandir Itizo Yanagihara, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli e coordenador do projeto, ressalta que o simulador de voo é único no mundo para aviões de porte menor. “É um equipamento muito sofisticado. É único no mundo. Só existe outro similar no Instituto Fraunhofer, na Alemanha, mas que é voltado para aviões de grande porte”, disse.

simuladorCabine2

O professor explica que uma das novidades do Centro de Engenharia de Conforto é o sistema de iluminação de LED, que ainda não é utilizado nos aviões regionais da Embraer. Ele permite alterar as cores das luzes no interior da cabine e assegurar mais conforto. Já se sabe, por exemplo, que as chamadas cores frias, mais azuladas, são melhores para descansar, enquanto as cores quentes, com tons de vermelho, são mais confortáveis para as refeições.

Jurandir Itizo Yanagihara destaca ainda que será possível o passageiro controlar o sistema de ar condicionado, acionando diversas saídas de ar para criar um microclima individual, além da possibilidade de utilização de assento ventilado.”Tudo isto gera uma sensação de mais conforto ao passageiro”, disse.

simuladorCabine3

O trabalho resultará na formação de dezenas de doutores, mestres e pesquisadores, além do desenvolvimento de vários softwares computacionais que permitirão prever a sensação de desconforto em passageiros submetidos a diferentes condições de cabine. “Os resultados da pesquisa terão impactos diretos no projeto das aeronaves fabricadas pela Embraer”, afirmou Yanagihara.

O projeto está recrutando voluntários que já andaram de avião para participar dos testes no simulador. Os interessados podem se cadastrar no endereço eletrônico www.lete.poli.usp.br/confortodecabine

Fábio Galvão

Departamento de Engenharia Mecânica Poli/USP