A Escola Politécnica recebeu nos dias 26 e 27 de abril de 2012, a 4ª edição de um workshop internacional sobre compatibilidade eletromagnética, o New Technologies in EMC. Com o apoio da IEEE Electromagnetic Compatibility Society, o programa do workshop apresentou grandes nomes da área de compatibilidade, profissionais que são referência mundial na área, de empresas e instituições internacionais, tais como a IBM, NASA, IEEE EMC Society, Electric Power Research Institute (EPRI), Hoolihan EMC Consulting, ETS-Lindgren e o Instituto de Pesquisa Nuclear e de Energia, IPEN-CNEN/SP.

Como explica o professor da Escola Politécnica e do IPEN/CNEN-SP, Carlos Sartori, um dos organizadores do evento, com o crescente uso de equipamentos eletroeletrônicos, o problema de interferências eletromagnéticas se acentua. O controle dessas interferências passa a ser importante, por isso a certificação desses equipamentos passa a ser exigida, dentro de um padrão de normas, para que o nível de emissão de campos eletromagnéticos seja controlado, cause o mínimo de interferência em outros equipamentos e até mesmo eventuais efeitos biológicos no ser humano.