Angelo Fernando Padilha leciona na Escola Politécnica há 24 anos, e atualmente preside a Comissão Nacional de Energia Nuclear

O professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica, Angelo Fernando Padilha, foi condecorado pela Marinha do Brasil, no dia 11 de junho, com o Grau de Comendador do Quadro Suplementar da Ordem do Mérito Naval. A Ordem do Mérito Naval é uma ordem honorífica pela qual são atribuídos galardões em reconhecimento a serviços relevantes prestados à nação. Criada pelo Decreto nº 24.659, de 11 de julho de 1934, a comenda homenageia militares da Marinha que se distinguiram no exercício da profissão, suas corporações, bandeiras e estandartes, além de personalidades civis, nacionais e estrangeiras, que prestaram relevantes serviços à Marinha do Brasil.

Angelo Fernando Padilha foi também nomeado neste mês como membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Pesquisador nível IA do CNPq há quase 20 anos, Padilha coordenou vários projetos de pesquisa e desenvolvimento. Na área nuclear, fez parte da equipe que projetou o primeiro reator nuclear brasileiro de potência, para propulsão nuclear. “Estou muito feliz com a dupla premiação. Sou muito grato ao meu país, que me ofereceu as oportunidades de estudar e trabalhar em instituições de primeira linha. Tive o privilégio de ter excelentes professores, colegas e alunos”, agradeceu o professor.

Conheça a trajetória acadêmica e profissional do professor

Natural de Novo Horizonte, SP, 60 anos, casado, pai de dois filhos, Angelo Fernando Padilha graduou-se em Engenharia de Materiais, em 1975, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na UFSCar, foi também aluno do curso de física (não concluído) e Presidente do DCE. Em janeiro de 1975, recém-graduado, iniciou suas atividades no Instituto de Energia Atômica (IEA), atual IPEN/CNEN-SP, onde permaneceu por 13 anos. Como engenheiro do IEA, obteve o mestrado na Escola Politécnica da USP em 1977, e o doutorado na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Karlsruhe, Alemanha, em 1981. Em meados 1988 foi contratado como docente pela Escola Politécnica da USP, onde obteve os títulos de Professor Livre-Docente (1989) e de Professor Titular (1993). É pesquisador nível IA do CNPq há quase 20 anos. Coordenou vários projetos de pesquisa e desenvolvimento, e foi consultor de várias empresas e assessor de numerosas agências de fomento. Na área nuclear, fez parte da equipe que projetou o primeiro reator nuclear brasileiro de potência (para propulsão nuclear), foi consultor técnico da INB-Indústrias Nucleares do Brasil e do Centro Tecnológico da Marinha (CTM-SP). Cedido pela USP, exerce desde meados de 2011 os cargos de Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Presidente do Conselho de Administração da INB (Indústrias Nucleares do Brasil S. A.) e Presidente do Conselho de Administração da NUCLEP (Nuclebrás Equipamentos Pesados S. A.).