Aula inaugural contou com apresentação do vice-diretor da Poli sobre engenharia, pesquisa e perspectivas profissionais para os alunos

Nesta quarta-feira, 13 de junho, 23 alunos de ensino médio da rede pública de ensino foram recepcionados por autoridades da USP e da Escola Politécnica. Estiveram presentes o diretor e o vice-diretor da Poli/USP, professores José Roberto Cardoso e José Roberto Castilho Piqueira, a Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa da USP, professora Belmira Oliveira Bueno, e o professor e Presidente da Comissão de Pesquisa da Poli, Antonio Mauro Saraiva, além dos alunos e professores da rede pública e da Poli que participarão durante um ano das atividades do Programa de Pré-Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Como destaca o professor José Roberto Castilho Piqueira, o programa é um mecanismo de transformação da sociedade. Os projetos têm obtido bons resultados, apesar das dificuldades enfrentadas por alunos, como a falta de renda, dificuldades de aprendizado e até mesmo problemas com deslocamento, que causam desistências. O professor da Escola Estadual Santo Dias da Silva, Luiz Tadeu Juvenal, supervisor de um projeto da edição anterior do programa, relata que para os seus alunos, a maior conquista ao participar do projeto é o acesso à universidade. “Ao conhecer a USP, os alunos ganham confiança, responsabilidade e disciplina, passam a se interessar e aprendem a estudar. Eles reconhecem que essa oportunidade não tem preço”, complementa Luiz Tadeu.

O programa visa contribuir para o aprimoramento do ensino público básico, oferecendo aos alunos do ensino médio a oportunidade de vivenciar o ambiente universitário e despertando nos estudantes o interesse pela pesquisa científica e por uma possível área de interesse profissional. Por meio dele, os alunos de escolas públicas tem uma oportunidade de complemento da formação pessoal e aprimoramento de conhecimentos, além de receberem bolsa de estudo no valor de R$100 e auxílio alimentação durante os 12 meses de programa.

Alunos orientados pelo professor Diolino José dos Santos Filho, da Escola Politécnica, na última edição do programa, ressaltaram que a participação no projeto modificou suas perspectivas sobre estudos e carreira profissional. Willian Apolinário de Paula comentou que durante o programa houve uma grande mudança na sua postura e na de seus colegas. “Quando começamos a participar das primeiras atividades, todos do grupo perceberam o quanto estudar poderia ser interessante. O que mudou muito foi o nosso caráter e mentalidade. Participar do programa já teria valido a pena, mesmo se não tivéssemos recebido bolsa, não só pelo que aprendemos, mas pelo modo como fomos bem recebidos e tivemos todo o apoio dos professores”, elogia.

Conheça o Pré-IC Poli

A edição de 2012/2013 do Programa de Pré-Iniciação Científica da USP realizada pela Poli terá um diferencial com relação às anteriores. A partir de uma iniciativa de professores da Escola Politécnica, com o apoio da direção da instituição, um formato diferenciado para o programa será realizado. O objetivo da nova formatação é reunir os projetos de pré-iniciação de vários professores da Poli em um projeto maior.  Como explica a professora Mércia, o Pré-IC Poli dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelos professores nas versões anteriores do programa, com a vantagem de ter sua proposta embasada na avaliação dos sucessos e dificuldades já enfrentados. “O objetivo do Pré-IC Poli é criar uma sinergia entre os esforços individuais de cada professor, para que possamos receber os alunos da melhor maneira possível, oferecendo um panorama dos processos e metodologias científicas”.

Os professores envolvidos neste projeto são Diolino José dos Santos Filho, do departamento de Engenharia Mecatrônica (PMR), Edvaldo Simões da Fonseca Junior, do departamento de Engenharia de Transportes (PTR), Mércia Maria Semensato Bottura de Barros, do departamento de Engenharia de Construção Civil (PCC) e Osvaldo Shigueru Nakao, do departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica (PEF).

Segundo o professor Piqueira, durante seis meses serão realizadas visitas a museus e laboratórios, aulas de complementação em matemática, física e outras matérias, além de atividades que têm a finalidade de apresentar aos alunos conceitos de pesquisa científica e engenharia. Ao final dos seis meses, os alunos terão a possibilidade de escolher entre os laboratórios participantes para desenvolver o seu projeto final. “O objetivo do projeto é despertar nos alunos o interesse pelo estudo e mostrar que, apesar das dificuldades, eles têm a possibilidade de frequentar uma instituição de ensino superior. Este não é um trabalho de professores isolados, mas sim da nossa instituição respondendo para a sociedade aquilo que se espera dela, contribuindo com cultura e educação”, explica o professor.