O 20° SIICUSP, área de Exatas e Engenharia, será realizado de 23 a 25 de outubro no prédio da Engenharia Civil da Poli. Inscrições até 22 de junho.

Estão abertas até 22 de junho as inscrições para a apresentação de trabalhos no 20° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo – SIICUSP. Os trabalhos das áreas de Exatas e Engenharia serão apresentados de 23 a 25 de outubro, no prédio da Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP. O evento é aberto também para estudantes de outras universidades, inclusive estrangeiras, e se caracteriza como uma oportunidade valiosa para os alunos de graduação divulgarem seus projetos de pesquisa e tê-los publicados no site da entidade, além de estimular a formação de novos pesquisadores.

Existe a expectativa da comissão organizadora de que um número próximo a mil trabalhos sejam selecionados para o simpósio na Poli. Além das apresentações, todas em forma de paineis e com a presença obrigatória do autor e do respectivo orientador, estão programadas apresentações culturais, palestras e outras atividades. Vale lembrar que todos os estudantes bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica dos Programas PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, RUSP e Santander devem mostrar seus trabalhos de pesquisa no Simpósio, para manutenção e renovação de suas bolsas.

No ato das inscrições, que devem ser feitas pela internet, o candidato deverá incluir o resumo do trabalho, validado pelo seu orientador. O endereço é http://www.usp.br/siicusp/20siicusp/. Durante o evento, as melhores apresentações exclusivamente de alunos da USP serão avaliadas e selecionadas para receberem, como prêmio, menção honrosa ou intercâmbio com uma universidade estrangeira.

As demais áreas englobadas pelo SIICUSP são: Humanas, que acontece de 22 a 24 de outubro na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Biológicas, de 24 e 25 de outubro, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto; e Agrárias, de 25 e 26 de outubro, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia em Pirassununga.