Organizada pela Microsoft, o Imagine Cup 2012, conhecida como “Olimpíada da Tecnologia”, reuniu 250 mil participantes de 190 países. O Brasil fez bonito e levou quatro prêmios na fase final, realizada em Sidney, na Austrália, no início de junho. Destaque para a equipe Virtual Dreams, formada pelos irmãos Roberto, diplomado engenheiro da computação em 2011 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), e Eduardo Sonnino, aluno da Unicamp, e o pai deles, Bruno Sonnino, engenheiro de produção também formado pela Poli.

A equipe venceu em três categorias. Na categoria Kinect Fun Labs Challenge, apresentaram o Projeto Fusion4D, sistema criado a partir do Kinect da Microsoft que permite aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos sem a necessidade de joystick. Basta usar comandos de voz e as mãos para manipular os objetos. Este projeto, por sinal, nasceu de um trabalho de conclusão de curso assinado por Roberto e a colega Keila Keiko Matsumura, apresentado no final de 2011 e considerado o melhor projeto acadêmico do curso de Computação.

Nas categorias Windows Metro Style App e Windows Azure, a equipe competiu com o Projeto Eureka, um sistema de criação e compartilhamento de aulas interativas que proporciona experiências motivadoras para os usuários, além de facilitar a criação e apresentação do conteúdo pelo professor.

O Imagine Cup revela talentos nas áreas de design de softwares para computadores e games. Nesta edição, o tema da competição foi “Imagine um mundo onde a tecnologia ajude a resolver os seus problemas mais desafiadores”.