FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Organizado pela Escola Politécnica da USP, evento será realizado
 de 15 a 17 de agosto e reunirá especialistas renomados do Brasil e do exterior.

A 7ª Conferência Internacional sobre Inovação em Arquitetura, Engenharia e Construção Civil será realizada de 15 a 17 de agosto, em São Paulo. Promovido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) e pelo Centro para Inovação e Colaboração em Engenharia de Construção da Universidade Loughborough, do Reino Unido, o evento reunirá alguns dos principais especialistas do Brasil e do exterior para discutir a inovação na construção civil.

A conferência, voltada para profissionais e pesquisadores, apresentará abordagens inovadoras, que vem sendo empregadas em todo o mundo, para projeto, contratação, construção, operação e renovação do ambiente construído. Como exemplo desta inovação está o uso de estruturas pré-fabricadas, em vez das moldadas in loco. “É uma solução que pode trazer maior rapidez e qualidade para a entrega da obra, mas que também traz riscos, que são resultado da falta de estrutura setorial para a inovação, e acabam sendo são deixadas em segundo plano no Brasil”, afirma um dos organizadores do evento, o engenheiro Silvio Melhado, professor do Departamento de Construção Civil da Poli. Ele também ressalta a importância de se investir em qualificação e melhor remuneração de mão de obra em todos os níveis.

Segundo Melhado, as inovações no Brasil, em temos de projetos, materiais, tecnologia, sustentabilidade, gestão, capacitação, têm sido tímidas – uma situação movida pela falta de investimento, de mecanismos de incentivo à inovação e de regulação competitiva, que juntos atrasam a evolução do setor. Na condição de um dos palestrantes, o professor da Poli irá enfatizar a necessidade de inovação na área e o quanto a universidade pode auxiliar, seja ajudando a capacitar os profissionais do mercado, seja atuando como parceira em projetos inovadores. “O mercado precisa aprender a lidar com o risco, fazer a gestão da inovação, do contrário não teremos avanços e perderemos a competitividade”, ressalta.

Especialistas confirmados – Do exterior, está confirmada a presença de Lucio Soibelman, da University of Southern California, que em sua palestra falará sobre o uso da tecnologia da informação na Engenharia. Entre os brasileiros, estarão os engenheiros Luiz Henrique Ceotto, da incorporadora Tishman Speyer, que falará sobre construção de edifícios corporativos comerciais e conjuntos empresariais, e Érico Torres, da construtora Andrade Gutierrez, que centralizará sua fala na infraestrutura de megaconstruções.

Serviço: A 7ª Conferência Internacional sobre Inovação em Arquitetura, Engenharia e Construção Civil será realizada de 15 a 17 de agosto, no Centro Britânico Brasileiro (Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, São Paulo, SP).

Inscrições: http://www.fdte.org.br/index.php/inscricao-conferencia-aec

Mais informações: http://www.fdte.org.br/index.php/sala-de-imprensa/eventos; e-mail: aec2012@poli.usp.br“>aec2012@poli.usp.br

Print Friendly, PDF & Email