Feira apresentará potencial tecnológico do meio acadêmico a estudantes, empresários e autoridades

A Escola Politécnica da USP participará da Feira USP de Inovação e Empreendedorismo (USPiTec) nos dias 23, 24 e 25 de Agosto de 2012, na Escola de Artes, Ciência e Humanidades (EACH), no campus USP Leste. O objetivo do evento é apresentar aos estudantes, empresários e autoridades o grande potencial tecnológico existente no meio acadêmico, criando um ambiente para a troca de experiências, motivando novas parcerias com empresas, e divulgando de forma ampla as inovações tecnológicas desenvolvidas pela USP.

A participação da Poli/USP na USPiTec contará com a apresentação dos resultados em empreendedorismo e inovação do Centro Minerva de Empreendedorismo (CME), órgão criado há 10 anos na Escola Politécnica e incorporado pela Agência USP de Inovação com o objetivo de amplificar suas ações para toda a Universidade. Entre os principais resultados da iniciativa, está o Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU), espaço criado por alunos para disseminar a cultura de inovação e fomentar o empreendedorismo dentro da universidade. O NEU estará presente no stand da Poli/USP apresentando as iniciativas desenvolvidas por alunos, e promovendo a troca de experiências em inovação. Entre outros trabalhos, o NEU apresentará as visões de cada um dos professores de disciplinas da Poli relacionadas com empreendedorismo ou inovação, e as iniciativas empreendedoras na Escola, como a Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) e a Poli Jr, empresa júnior da Escola Politécnica da USP.

Laboratório de Sistemas Integrados

A Poli/USP também apresentará algumas atividades do Laboratório de Sistemas Integrados (LSI), como a demonstração de jogos desenvolvidos para a Smart TV da LG, e a exposição do módulo de controle inteligente para cadeiras de rodas motorizadas. Será exibido um vídeo de produções do LSI em 3D, além da divulgação de projetos importantes do laboratório, como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia(FEBRACE) e da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP).

Para o professor Marcelo Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP, a participação do LSI na USPiTec é fundamental, pois desde a sua fundação, em 1975, as pesquisas do LSI são orientadas para a inovação tecnológica. “Ainda na década de 1970 várias foram as pesquisas realizadas no LSI que através de um significativo esforço de desenvolvimento tecnológico transformaram-se em inovações. Destacam-se a pesquisa e o desenvolvimento do primeiro Circuito Integrado Brasileiro em 1974 (desenvolvido este no Laboratório de Microeletrônica que resultou na fundação do LSI em Janeiro de 1975), o projeto de calculadoras e microssupercomputadores na década de 1980”.

Pioneiro em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia no País, o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP (LSI-EPUSP) é responsável pela construção, há 12 anos, da primeira e única Caverna Digital da América Latina: uma sala de visualização composta por cinco telas que envolvem os usuários com imagens estereoscópicas, acionado por um cluster gráfico. O LSI disponibilizará para demonstração os seguintes equipamentos: acelerômetro; Processo nMOS didático; Sensor de hidrogênio; Protótipo célula a combustível e Sensor de pressão de carga.

O evento acontecerá na Escola de Artes e Ciências Humanas – EACH (USP Leste), à Av. Arlindo Bettio, 1000 – Ermelino Matarazzo – São Paulo, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, das 14h às 20h. A entrada é franca. No site do evento é possível fazer inscrição para palestras e minicursos http://www.inovacao.usp.br/uspitec.