Evento tem como objetivo apresentar as unidades da USP aos futuros vestibulandos e facilitar a escolha de uma carreira profissional

A Escola Politécnica da USP recebeu no sábado, 25 de agosto de 2012, estudantes de ensino médio para uma visita monitorada na unidade. A iniciativa faz parte do programa coordenado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, “A USP e as Profissões”, que tem como principal objetivo fornecer subsídios para que estudantes do ensino médio tenham melhores condições de escolher sua carreira profissional.

Veja as fotos do evento http://ow.ly/dCTvi.

Ao todo, participaram do evento 780 pessoas. Os alunos receberam as boas vindas do vice-diretor da Poli/USP, José Roberto Castilho Piqueira, e pelo professor Orlando Strambi, do departamento de Engenharia de Transportes, que apresentaram a história e infraestrutura da Escola, que completa 120 anos em 2013. Em seguida, os professores Edison Spina e Marcos Ribeiro Pereira Barretto apresentaram os cursos da Poli/USP e as perspectivas para a carreira do engenheiro. Após essa apresentação, os alunos da Atlética falaram sobre a vida acadêmica no campus, as atividades de ensino, pesquisa e extensão disponíveis durante a graduação, bem como as entidades estudantis como o Grêmio, a Atlética e a empresa júnior, Poli Jr.

Após as palestras, os alunos foram divididos em grupos, receberam um kit com material informativo e lanche, e visitaram uma feira, na qual todas as engenharias da Poli estiveram representadas por professores e alunos apresentando seus projetos com modelos e protótipos, banners e experimentos. Em seguida, os grupos foram divididos e conheceram alguns dos prédios da Poli, suas salas de aulas, laboratórios e outras instalações, bem como os projetos desenvolvidos nos departamentos da Escola.

O evento é realizado anualmente e tem um público interessado crescente. A estudante do 5º ano de engenharia mecânica da Poli/USP, Camila Souit, de 22 anos, trouxe o pai e um primo para conhecer a Escola. Ela acredita que as pessoas não conhecem efetivamente a Escola e isso dificulta a escolha do curso de graduação, e elogia a iniciativa, com o uma maneira legal para motivar os estudantes e esclarecer qual para eles qual engenharia escolher.

Segundo a coordenadora do evento, professora Mercia Bottura de Barros, do Departamento de Engenharia de Construção Civil (PCC), as visitas monitoradas têm atraído centenas de estudantes todos os anos. “A ideia é que os alunos que estão prestes a fazer vestibular conheçam as atividades do engenheiro, o potencial desta profissão e os campos em que ele pode atuar”, explica. “O objetivo também é mostrar as diferentes engenharias e as instalações da Poli, pelo menos alguns prédios, salas de aula e laboratório, para o estudante ir se familiarizando com o ambiente da Escola.”