A Escola Politécnica da USP realizará, no dia 26 de setembro, o evento “Humanitarian Poster Reception”, que apresentará os resultados dos trabalhos finais da disciplina “Logística de Operações Humanitárias”, oferecida pela primeira vez este ano pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Sistemas Logísticos da POLI/USP. Como explica a professora Adriana Leiras, a disciplina, que este ano foi ministrada por ela e pelos professores Hugo Yoshizaki e Paulo Gonçalves (da Universidade de Lugano, Suíça), tem como objetivo conceituar problemas fundamentais na tomada de decisão estratégica em logística de operações humanitárias nas fases de preparação, resposta e recuperação de desastres. Segundo a professora, as pesquisas em Logística de Operações Humanitárias ainda são incipientes no Brasil, assim como eventos no tema. “Desta forma, o “Humanitarian Poster Reception” se apresenta como uma oportunidade de reunir a academia, representantes de ONGs, empresas privadas e governo para a discussão sobre um tema de alta relevância”.

Os trabalhos que serão apresentados abordam problemas relacionados à logística de operações humanitárias, como exemplo: colaboração entre organizações em caso de desastres; localização de depósitos de suprimentos de alívio, análise da gestão de cadeias suprimento, desafios da gestão do conhecimento; planejamento de sistemas meteorológicos; assistência humanitária em casos acidentes radioativos, questões segurança de funcionários, entre outros. Além disso, alguns alunos escolheram organizações como a Defesa Civil, Banco de Alimentos, Um teto para o meu país e Médicos sem fronteiras, como tema de seu trabalho final e contaram com o apoio destas instituições, que colaboraram com dados e informações necessárias para sanar seus atuais problemas logísticos.

A professora Adriana Leiras ressalta que o balanço final da disciplina é importante para mostrar os ganhos do ensino do tema no Programa de Pós-graduação. “A intensidade de ocorrência de desastres naturais no mundo tem aumentado nas últimas décadas e tende a continuar aumentando de forma considerável, tanto nas áreas rurais quanto nas áreas urbanas, como consequência de fatores como o aumento populacional e a ocupação do solo associados ao processo de urbanização e industrialização histórico. Assim, o tema é atualíssimo”, explica a professora, que lembra a atualidade do tema, devido ao recente lançamento do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. “Dada a importância do tema,”.

“Humanitarian Poster Reception”

Data e horário: 26/9, às 17h.

Local: Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, sala FG232.