Logística reversa de produtos eletroeletrônicos se tornou obrigatória com a Política Nacional de Resíduos Sólidos

No dia 13 de dezembro, às 19h30, o Laboratório de Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (LASSU) da Escola Politécnica da USP receberá a palestra “As Políticas Públicas para os Resíduos Eletrônicos”, conduzida pela engenheira eletrônica Vanda Scartezini, que discutirá as demandas da legislação, os desafios e as alternativas para viabilizá-la no segmento eletroeletrônico. O tema da palestra se relaciona com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que entre outras coisas, obriga os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos eletroeletrônicos e seus componentes a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, entre outros.

O programa do evento contará com um encontro, a partir das 18h30, para networking e visita à exposição de fotos sobre “Catadores e sua inserção social”, do artista Lajolo. A palestra será iniciada às 19h30, com duração de 1h30, e um sorteio de uma Cesta de Natal Orgânica da empresa Wheat será realizado às 21h.

Vanda Scartezini é engenheira eletrônica com diversas especializações, e tem mais de 35 anos de experiência na direção de empresas públicas e privadas no setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. No Governo Federal, assumiu por duas vezes a posição de Secretária Nacional – no Ministério de Indústria, Comércio e Turismo, na pasta de Tecnologia Industrial, e no Ministério da Ciência e Tecnologia, e na pasta de Política de Informática. Atualmente preside o conselho de administração da FITec – Fundação para a Inovação Tecnológica – centro de pesquisa e desenvolvimento com três unidades no país e clientes nacionais e internacionais. Outras informações sobre a palestrante no link http://lassu.usp.br/equipe/vanda-scartezini.

A palestra é realizada pelo Laboratório de Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (LASSU) pertence ao Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e entre outras atividades, o Laboratório coordena o MBA em Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (http://lassu.usp.br/mba).

Local e confirmação

O LASSU fica na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, travessa 43, nº380, 2º andar, na Cidade Universitária (São Paulo – SP). A presença no evento deve ser confirmada pelo e-mail lillyane.lassu@gmail.com“>lillyane.lassu@gmail.com, ou pelo telefone (11)3091-1092.