Semana de Engenharia Química da Poli começa dia 28 de janeiro

Evento é organizado pelos alunos do centro acadêmico do

Departamento de Engenharia Química

Começa no dia 28 de janeiro a VIII Semana de Engenharia Química da Escola Politécnica (SEQEP), evento voltado para estudantes da área, realizado anualmente pela Associação dos Alunos de Engenharia Química (AEQ) – entidade estudantil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Esta edição tem como tema central “O Engenheiro Químico além dos estereótipos da profissão”. O encontro termina no dia 1º de fevereiro.

“Quando pensamos em um engenheiro químico, associamos muito a formação à área de química e à atuação em laboratórios e na indústria, mas há outros segmentos nos quais o profissional pode atuar”, diz Carolina Kayano Apolinário, aluna da Poli e coordenadora geral da VIII SEQEP. “O tema escolhido para essa edição reflete justamente esse aspecto: queremos mostrar que um engenheiro químico pode atuar em outras áreas, como supply chain, em consultorias e no setor financeiro, por exemplo”, completa.

O evento teve 329 inscritos, superando o recorde de público da edição de 2012, quando registrou 280 participantes. A SEQEP é organizada apenas por alunos do Departamento de Engenharia Química – a maioria do terceiro ano. Além dos alunos da USP e USP Lorena, estudantes de outras instituições, como Unicamp, Unifesp, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), UFSCar, Instituto Mauá de Tecnologia, Mackenzie e FEI participam da Semana.

Este ano a programação tem uma novidade a realização de minipalestras, que serão apresentadas por representantes das empresas apoiadoras do evento: Dow, Air Liquide, BASF, Johnson&Johnson, Accenture, Radix e Essencis. O objetivo é transmitir aos participantes um pouco da experiência e do cotidiano das empresas.

A programação da VIII SEQEP inclui ainda palestras motivacionais e técnicas, com profissionais renomados; oficinas, mesas-redondas, minicursos, além de visitas técnicas a grandes indústrias e empresas e uma mostra de trabalhos de iniciação científica. Haverá ainda um workshop com representantes das empresas patrocinadoras, no qual os participantes poderão se informar mais sobre as atividades de um profissional na área no mercado de trabalho.

As palestras serão apresentadas no anfiteatro “Prof. Francisco Romeu Landi”, do prédio da Administração da Escola Politécnica. Já os demais eventos serão realizados no Departamento de Engenharia Química, localizado no Conjunto das Químicas. Mais informações sobre o evento no site http://www.seqep.com.br/index.aspx. As inscrições para a VIII SEQEP estão encerradas.