Alunos e professores na área de engenharia da USP
 serão um dos principais beneficiados com parceria.

No dia 1o de março, representantes da Universidade de São Paulo assinaram um convênio de cooperação acadêmica entre a USP e a Universidade da Califórnia, de Berkeley, nos EUA. O acordo abre diversas possibilidades para alunos e professores da USP na interação com uma importante instituição de ensino e pesquisa americana, que figura entre as cinco melhores universidades do mundo, segundo o hanking Times Higher Education. O convênio prevê intercâmbio de alunos de pós-graduação e graduação, bem como de pós-doutorandos e de membros do corpo docente.

Segundo o professor Paulo de Mattos Pimenta, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da USP, que está à frente das negociações, a expectativa é que este convênio seja o início de uma intensa relação acadêmica entre as duas universidades públicas. A Poli já possui dois professores em intercâmbio na universidade. Em maio de 2013, deverá ser realizado um workshop entre pesquisadores de ambas as instituições, via videoconferência, para identificação de possíveis áreas de pesquisa de interesse comum.

O professor Paulo Pimenta conta que cerca de 40 professores de engenharia da UC Berkeley já se mostraram e interessados em interagir com professores brasileiros. Os temas levantados preliminarmente foram mecânica computacional, cidades sustentáveis, tecnologia da Informação aplicada ao interesse da sociedade, edifícios inteligentes, engenharia ambiental, energia em todos os seus aspectos, como por exemplo, biocombustíveis; sistemas mecânicos inovadores, bioengenharia, engenharia de fármacos, materiais sustentáveis, nanomecânica, entre outros.

Foco na inovação – A USP e a Universidade da Califórnia, Berkeley, têm características comuns, que vão além do fato de serem públicas e as maiores desse gênero em seus respectivos países. Ambas possuem uma grande infraestrutura e um grande número de alunos de graduação e pós-graduação. A universidade americana possui 130 departamentos acadêmicos e forma, em média, 1500 doutores por ano. Entretanto, apesar de pública, a universidade de Berkeley recebe aproximadamente 650 milhões de dólares anualmente da iniciativa privada para pesquisa. Para o professor Paulo Pimenta, a interação com essa universidade será muito interessante para os alunos e professores da Poli, uma vez que o forte perfil empreendedor e focado na inovação dos pesquisadores de Berkeley podem influenciar positivamente as pesquisas desenvolvidas por aqui. O nível de excelência da UC Berkeley é também notório, já que ela possui no momento 31 professores laureados com o Prêmio Nobel.

Interesse no Brasil – O acordo foi estabelecido a partir do contato do professor Paulo de Mattos Pimenta, da Poli, com o professor Tarek I. Zohdi, de Berkeley, uma grande referência na área de Engenharia Mecânica e de Ciência Computacional. Ambos estão em contato há aproximadamente dez anos, e há um ano atuam conjuntamente em pesquisas relacionadas à engenharia mecânica e computacional.

Em 2012, partiu de Zohdi o interesse de estabelecer um convênio com a Poli, uma vez que as instituições já tinham um relacionamento informal estabelecido, tanto na pesquisa como no intercâmbio de alunos e professores. Entretanto, a reitoria da universidade americana demonstrou interesse em assinar o convênio com toda a Universidade de São Paulo, demonstrando claro interesse na interação com uma das mais importantes instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Acadêmica Agência de Comunicação – www.academica.jor.br