Poli-USP apresenta tecnologia que possibilitará dobrar a produção mundial de cimento, sem emitir mais CO2.

Nesta segunda-feira (15/4), às 14 horas, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) apresentará uma inovação que possibilitará à indústria mundial do cimento dobrar sua produção sem emitir mais dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. A tecnologia é tão inovadora que pode mudar o modelo de negócio deste produto. Mais do que isso: será fundamental para garantir a sustentabilidade do setor no médio e longo prazo.

O cimento é o produto mais consumido no mundo. Com demanda anual da ordem de 3,6 bilhões de toneladas/ano, seu consumo deverá aumentar 2,5 vezes até 2050. Estudos mostram que, no futuro, o setor poderá ser responsável por cerca de 20% do total de CO2 emitido na atmosfera. Estima-se que hoje o setor já emita 5% do total de CO2.

A apresentação será feita pelo prof. Vanderley M. John, um dos coordenadores do projeto. Estarão presentes também os professores José Roberto Cardoso, diretor da Poli, e Alex Abiko, chefe do Departamento de Engenharia e Construção Civil.

Credenciamento da imprensa: enviar nome, cargo e veículo de comunicação do jornalista para erika@academica.jor.br. Mais informações: 11+ 5549-1863 / 5081-5237 na Acadêmica Agência de Comunicação.

Endereço da coletiva: Sala S37, 1 andar, do prédio da Engenharia Civil da Escola Politécnica (Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3 nº 380, Cidade Universitária). Veja como chegar.