FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Na obra, especialistas apresentam técnicas para facilitar para gestores a criação de mapas estratégicos e de desenvolvimento de produtos e serviços

Especialistas brasileiros e estrangeiros na área de mapas estratégicos e de desenvolvimento de produtos e serviços reuniram suas contribuições no livro Roadmapping: Uma Abordagem Estratégica para o Gerenciamento da Inovação em Produtos, Serviços e Tecnologias, lançado em abril de 2013. A expressão Roadmapping define a abordagem que busca facilitar o processo de elaboração e desenvolvimento de roadmaps, mapas estratégicos e de desenvolvimento de produtos e serviços.O livro traz como principal contribuição a apresentação dos conhecimentos necessários para que uma organização inicie suas atividades de elaboração de roadmaps, e assim viabilizar para diretores e gestores a compreensão dos principais conceitos e técnicas envolvidos.

Segundo o professor André Leme Fleury, a ideia do livro surgiu a partir da constatação de que existe uma demanda crescente por conhecimentos sobre como elaborar mapas estratégicos e de desenvolvimento de produtos e serviços, os roadmaps. “Este interesse pode ser verificado principalmente nas empresas de base tecnológica, que tem de compreender o impacto da evolução de tecnologias e mercados ao longo do tempo para então estabelecer as diretrizes mais importantes para o desenvolvimento dos seus novos produtos e serviços. Num contexto em que a evolução dos mercados e das tecnologias apresenta-se como variável complexa, a capacidade de elaborar mapas precisos e relevantes torna-se uma questão central para a evolução das empresas”, explicou o professor.

Os professores André Leme Fleury e Maicon Oliveira desenvolveram parte de suas pesquisas de doutorado na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, financiadas com recursos do CNPq, quando surgiu a ideia da elaboração de um livro sobre o tema em língua portuguesa. Os professores Jonathan Freitas, Henrique Rozenfeld e Lin Chi Cheng são renomados especialistas brasileiros nesta área e foram convidados para participar do livro. Desta maneira, segundo André Leme Fleury, o livro reúne alguns dos principais nomes no tema Roadmapping no Brasil e no exterior.

O livro é de autoria conjunta entre os professores André Leme Fleury, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli), Henrique Rozenfeld, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP; Maicon Gouvea de Oliveira, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Jonathan Simões Freitas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Lin Chih Cheng , da UFMG. Contribuíram também os professores Robert Phaal e David Probert, da Universidade de Cambridge no Reino Unido, principais referências mundiais no tema Roadmapping.

Print Friendly, PDF & Email