O autor acredita que a dificuldade em respeitar a legislação no Brasil se deve ao pouco conhecimento técnico disponível em livros

O professor da Escola Politécnica da USP, Valdir Pignatta e Silva, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica, lançou o livro Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio, publicado pela editora Blucher. “Trata-se do primeiro livro Ibero-Latino-Americano sobre esse tema. No Brasil, por exigência legal, os engenheiros devem verificar as estruturas para a situação de incêndio e não havia qualquer livro sobre o assunto”, explicou o professor, que há 25 anos atua na área de estruturas em situação de incêndio.

A obra foi lançada em dezembro de 2012, e haverá uma cerimônia de lançamento no dia 30 de abril na Associação Brasileira de Engenharia de Consultoria Estrutural (ABECE). Na palestra o professor apresentará os principais tópicos do livro, como incêndios históricos, importância da compartimentação vertical, comportamento de materiais, segurança, exigências de resistência ao fogo, dimensionamento conforme nova norma NBR 15200:2004, dimensionamento conforme métodos alternativos, redutor de exigência de TRRF, entre outros.

O tema do livro alcançou grande visibilidade em janeiro de 2013 devido ao incêndio na boate Kiss em Santa Maria, RS. Segundo o professor Valdir Pignatta e Silva, a segurança das estruturas das edificações deve ser verificada para a situação de incêndio por exigência de legislação estadual ou pelo Código de Defesa do Consumidor. “No entanto, o engenheiro tem dificuldade de respeitar a legislação pelo pouco conhecimento que o meio técnico brasileiro tem sobre o assunto”. A obra Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio foi produzido com o objetivo de colaborar com o engenheiro de estruturas. O livro tem como base as normas técnicas brasileiras e europeias, e Instruções do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Além de elucidar conceitos e fornecer métodos expeditos para o dimensionamento das estruturas, também foram incluídos resultados de pesquisa do autor. Trata-se do primeiro livro Ibero-Latino-Americano sobre o tema.

Valdir Pignatta e Silva é professor da Escola Politécnica da USP, pesquisador do CNPq, autor de 7 livros e tem mais de 150 artigos publicados. Já coordenou o programa de pós-graduação em engenharia civil da Poli/USP, e a comissão de estudos “Segurança das estruturas em situação de incêndio” da ABNT, e foi vice-coordenador do GSI/USP, grupo de fomento à segurança contra incêndio. Revisor de 14 revistas científicas, Valdir Pignatta e Silva tem pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, e atualmente é vice-presidente da Associação Luso-Brasileira para Segurança contra Incêndio (ALBRASCI).

O livro está disponível no link http://www.blucher.com.br/livro.asp?Codlivro=06842.

Serviço

Palestra e lançamento do livro “Projeto de Estruturas de Concreto em Situação de Incêndio”

Valdir Pignatta Silva

Data: 30/4/2013

Local: Sede da ABECE – Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61.

Inscrições: http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-incricoes/1981-encontro-mensal-8052014

Outras informações: eventos_abece@abece.com.br / (11)3938-9400