Jovens vão à Escola Politécnica da USP construir carrinho de rolimã

Realizada há oito anos, atividade é vista como uma forma de despertar o interesse pela ciência e pela engenharia

O Programa Poli Cidadã e o Centro Acadêmico Mecânica e Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP realizaram, nos dias 19 e 20 de outubro, a IX Oficina de Carrinhos de Rolimã, voltada para crianças de 11 a 14 anos moradoras da comunidade ao redor da USP.

Ao longo de dois dias, elas foram orientadas por mais de 50 monitores a projetar e criar um carrinho de rolimã, e por fim testar o produto em uma rua íngreme da USP. Os organizadores explicam que a ideia é que os conceitos básicos de projetos de engenharia sejam apresentados para os alunos e, em seguida, eles receberam kits com os materiais e ferramentas para a montagem de um projeto pré-definido, um carrinho de rolimã por grupo, que as crianças levarão para casa.

As 20 crianças participantes são provenientes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Roberto Mange, Escola Estadual Samuel Klabin e Escola Estadual Emygdio de Barros. Cerca de 30% do público participante foi feminino. Veja as fotos no link.