Futuros engenheiros vão participar de atividade de imersão em sustentabilidade no sábado, dia 9 de novembro

Um grupo de estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP realizará uma ação de limpeza na praia de Santos, no dia 9 de novembro, com o apoio de ONGs locais. A “ECOAção Praia Limpa” está sendo organizada pelo grupo Poli Social, formado por alunos dos cursos de engenharia, em parceria com a ONG Onda Verde, a Iniciativa Surf Limpeza e a ONG Sem Fronteira, e se concentrará no encontro da Av. Washington Luiz com a praia.

A ação contará com cerca de 40 alunos dos campus de Santos e de São Paulo, onde a Poli-USP oferece seus cursos de graduação. Os jovens partirão da capital pela manhã para um dia inteiro de programação, que inclui a coleta e triagem de resíduos da faixa de areia, e uma visita à cooperativa ligada à ONG Sem Fronteira. O local receberá os resíduos coletados na ação, e os voluntários poderão aprender sobre o processo de reciclagem.

A estudante de engenharia civil e uma das organizadoras do evento, Rafaela Tchalian, conta que a equipe da Poli Social queria fazer uma ação que fosse mais “mão na massa”. Eles escolheram a Onda Verde, que faz mutirões de limpeza desde 2015, e já fizeram em várias praias do litoral paulista e até em Portugal. Todo o material usado na ação será reutilizável, pois os organizadores não queriam gerar ainda mais resíduos. “Os alunos passarão por todo o processo para terem uma imersão, e entenderem qual o impacto do lixo no ecossistema da praia e marinho. Ações pequenas têm impacto muito grande. O mutirão de limpeza não vai resolver todos os problemas, mas vai conscientizar os alunos e as pessoas que estiverem em volta”, defende a futura engenheira.

A ideia de realizar a ação em Santos, que contou com o apoio da direção da Escola, surgiu tanto como forma de promover a integração entre os estudantes das duas cidades, como uma maneira de sensibilizar os futuros engenheiros para a questão ambiental e sustentabilidade, em uma atividade que envolve ensino e interação.

A ECOAção Praia Limpa contará, também com o apoio da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, que cedeu o transporte dos estudantes.

——

Assessoria de Comunicação da Poli