Os estudantes Daniel Teixeira Silva, Camilo R. Mendes dos Santos e Marcelo Mita, alunos de Engenharia da Computação da Escola Politécnica da USP chegaram à final da competição “Indra Future Minds Competition”, realizada pela empresa espanhola Indra. Ela ocorreu no início do ano e contou com a presença de dezesseis faculdades de Engenharia espalhadas em doze países de todos os continentes.

Com o intuito de “encontrar mentes brilhantes e pessoas inovadoras apaixonadas pela tecnologia e por novos desafios”, como definido no site da Indra, a competição seleciona três estudantes que estejam cursando o último ano de cursos como Engenharia, Telecomunicações e Informática.

Os participantes devem apresentar capacidade de trabalhar em grupo e demonstrar suas destrezas no manuseio de tecnologias. A Inda propõe desafios durante a competição, os quais os competidores devem resolver de maneira original, sustentável e rigorosa. Além dos conhecimentos próprios da área, os estudantes devem ter bom domínio do Inglês, assim como boa interação social e habilidade comunicacional.

A Escola Politécnica participou da competição a convite da Indra, tendo cerca de um mês para preparar os participantes. “Normalmente todos os desafios são de realização de um projeto de Engenharia, utilizando tecnologia Indra, dentro do conceito de smartcity”, explica o professor Jorge Luis Risco Becerra, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais.

A competição é dividida em três etapas: fase virtual, fase presencial e votação do vídeo. Na primeira fase os competidores interagem com pessoas de outras nacionalidades, formando um grupo multicultural. Nela é avaliado a originalidade, sensibilidade, rigor e determinação, que definem a cultura coorporativa da Indra. Venceram essa etapa Brasil, Espanha, Filipinas e Turquia.

A segunda fase consiste numa disputa em duas semi-finais e uma final. Elas ocorreram na sede da Indra Brazil, em São Paulo. O tema era o tráfego urbano da cidade de Curitiba, focando na Copa do Mundo de 2014. O grupo formado por turcos e filipinos venceu o grupo de espanhóis e brasileiros, avançando para a final.

A final, realizada no dia 25 de abril teve como vencedores os alunos da Universidade Técnica Yildiz, da Turquia, que ganharam – assim como os estudantes filipinos – o compromisso da Indra de contratação em alguma das filiais participantes, tendo estudante finalizado seus estudos, ajuda de deslocamento por mês durante um ano no valor de 600 euros, gastos com passagens e documentação pagos pela Indra, além de mais duas passagens de avião em seu primeiro ano de trabalho para a sua cidade de origem.

Os brasileiros receberam, por chegarem a final, um Ipad cada. Eles passaram por um processo seletivo dentro da própria Poli, que vem atraindo a atenção da Indra na formação de mão de obra qualificada.

Com informações da Jornalismo Júnior (ECA – USP), por Maria Beatriz Melero