Professor da Poli-USP recebe prêmio latino-americano por projeto sobre IoT e Indústria 4.0

Por Tainah Ramos

Marcelo Zuffo, docente do Departamento Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi reconhecido com o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no último dia 31 de outubro, em Brasília.

“A ciência só tem valor se ela impacta a sociedade, em qualquer nível. Queremos revelar a possibilidade de fazer tecnologia localmente, gerando emprego, renda e riqueza”, afirmou o professor à revista IstoÉ. Ele coordena grupo de pesquisa conhecido como “Caninos Loucos”, que fabrica pequenos computadores, placas para dispositivos de Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) e processadores. IoT é a tecnologia usada para conectar os mais diversos dispositivos como roupas, veículos e eletrodomésticos, à internet, criando uma rede capaz de coletar e transmitir dados.

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia Por: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

O projeto premiado foi Família de Computadores de Placa Única para Plataforma Latino Americana de IoT e Indústria 4.0, na categoria Integração. A fundação dos Caninos Loucos, em 2016, por meio do Plano Nacional da Internet das Coisas, também deriva da necessidade de desenvolver dispositivos na América Latina.

O Prêmio – Em 1997, a Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), estabeleceu o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia como incentivo aos pesquisadores da região e como modo de integrar para o processo de integração dos países do bloco.