Por Tainah Ramos
Marcelo Zuffo, docente do Departamento Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi reconhecido com o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no último dia 31 de outubro, em Brasília.
“A ciência só tem valor se ela impacta a sociedade, em qualquer nível. Queremos revelar a possibilidade de fazer tecnologia localmente, gerando emprego, renda e riqueza”, afirmou o professor à revista IstoÉ. Ele coordena grupo de pesquisa conhecido como “Caninos Loucos”, que fabrica pequenos computadores, placas para dispositivos de Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) e processadores. IoT é a tecnologia usada para conectar os mais diversos dispositivos como roupas, veículos e eletrodomésticos, à internet, criando uma rede capaz de coletar e transmitir dados.
O projeto premiado foi Família de Computadores de Placa Única para Plataforma Latino Americana de IoT e Indústria 4.0, na categoria Integração. A fundação dos Caninos Loucos, em 2016, por meio do Plano Nacional da Internet das Coisas, também deriva da necessidade de desenvolver dispositivos na América Latina.
O Prêmio – Em 1997, a Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), estabeleceu o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia como incentivo aos pesquisadores da região e como modo de integrar para o processo de integração dos países do bloco.
Leia também – USP inaugura laboratório de pesquisa em internet das coisas
https://jornal.usp.br/universidade/usp-inaugura-laboratorio-de-pesquisa-em-internet-das-coisas/
Fotos: Equipe Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia.
Localização
Acesso Rápido
Formando Engenheiros e Líderes
© 2024 Escola Politécnica da USP