Goerge Cox e Tanay Karnik falarão a alunos e professores da USP sobre Segurança da Informação, Supercomputadores e o futuro da Computação com Circuitos em 3D

O arquiteto de segurança da Intel, George Cox, e o diretor da área de pesquisa e desenvolvimento com universidades da Intel, Tanay Karnik, ministrarão uma Aula Magna para professores e estudantes de engenharia, de computação e áreas correlatas na USP no dia 14 de novembro, às 14h, na Escola Politécnica da USP.

George Cox é responsável pelo sistema Digital Random Number Generator (DRNG), utilizado na nova linha de processadores Intel para gerar aleatoriedade por hardware, dando mais segurança a protocolos criptográficos. O pesquisador atua há mais de três décadas na Intel, sendo responsável por pesquisa e desenvolvimento, além da liderança de diversas equipes nas áreas de segurança digital e supercomputadores.

Tanay Karnik é diretor do University Research Office e um Principal Engineer da Intel. É Ph.D. em Engenharia da Computação pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e juntou-se à Intel em 1995. Pesquisa as áreas de tolerância a variações, distribuição de energia, soft errors e design físico. Já publicou mais de 80 papers técnicos, tem 55 patentes emitidas e 28 pendentes nessas áreas. É membro dos comitês dos programas ISSCC, DAC, ICCAD, ICICDT e ISQED e dos comitês de revisão do JSSC, TCAD, TVLSI e TCAS. Tanay será General co-Chair do ISLPED’14, e já foi General Chair do ASQED’10, ISQED’08, ISQED’09 e ICICDT’08. É também um membro sênior do IEEE, e fellow do ISQED, editor associado do TVLSI e editor convidado do JSSC.

Durante a Aula Magna, George Cox irá abordar a Lei de Moore, que tem inspirado a inovação na Intel desde sua criação, pregando que o número de transistores em um chip e o número de cálculos que o processador é capaz de realizar com a mesma energia dobrariam a cada 18 meses. Essa máxima pode ser aplicada a temas como criptografia, detecção e prevenção de intrusões,  segurança de redes, controle de acesso e autenticação, sistemas embarcados e segurança de serviços web e de dispositivos móveis. Depois, Tanay Karnik apresentará os Desafios de Arquitetura e Design em circuitos integrados em 3D.

A Aula Magna será realizada no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, localizado na Av. Prof. Mello Morais, 2.463, Cidade Universitária.

A recepção aos alunos-ouvintes será às 14h00. Após a Aula Magna será aberto espaço para perguntas e respostas. O encerramento será às 15h45.

Necessário confirmar presença pelo email cassia@lsi.usp.br“>cassia@lsi.usp.br, informando o nome completo, email e instituição até 13 de novembro.

A visita de George Cox à POLI-USP é apoiada pelo Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (www.lsi.usp.br/citi), voltado a pesquisas sobre o futuro da computação e da interação homem-máquina. O evento também tem o apoio institucional do Depto. de Eng. de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP, da Seção Sul Brasil do IEEE (www.ieee.org.br) e do IEEE Consumer Electronics Society (http://cesoc.ieee.org/).

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em http://newsroom.intel.com/community/pt_br.