O diretor da Escola Politécnica, prof. José Roberto Castilho Piqueira, é um dos integrantes da comissão eleita pelo Conselho Universitário no dia 25/3 para coordenar as discussões sobre a estrutura de poder e governança da USP com vistas à reformulação de seu Estatuto. Na comissão, o prof. Piqueira representa a área de exatas, ao lado do prof. Adalberto Fazzio, diretor do Instituto de Física. Além deles, outros docentes das áreas de humanas e biológicas, e representantes do corpo de funcionários e discentes participarão da comissão (Veja abaixo os demais integrantes).

As discussões serão divididas em nove temas: missão, responsabilidade social e princípios da universidade; gestão, transparência e responsabilidade fiscal; eleição de dirigentes; natureza, atribuições e composição dos colegiados; carreiras e regimes de trabalho; autonomia e organização das unidades ou órgãos; formas de deliberação; ética na universidade e ensino, pesquisa, cultura e extensão.

Serão realizadas reuniões extraordinárias para as discussões nas seguintes datas: 3 de junho, 2 de setembro e 30 de setembro. No dia 11 de novembro, haverá uma reunião para definir as formas e o calendário das deliberações do Conselho. Os debates serão ampliados com a apresentação de modelos de governança de instituições públicas de ensino superior do Brasil e do exterior e a promoção de discussões em todos os campi.

“Estamos dando início a um processo histórico. Pela terceira vez, em oitenta anos, a USP fará uma revisão geral aprofundada de seu Estatuto”, afirmou o reitor Marco Antonio Zago. Ele lembrou que a última revisão do Estatuto, com essa amplitude, foi feita há 25 anos, em 1989.

Membros

Docentes – Área de Exatas

Adalberto Fazzio (Instituto de Física)
José Roberto Castilho Piqueira (Escola Politécnica)