Calouros tiveram a oportunidade de conhecer melhor a estrutura e as entidades da Escola Politécnica e dos cursos

A primeira atividade de recepção aos novos calouros da Escola Politécnica da USP aconteceu por meio de uma aula inaugural, que reuniu os cerca de 870 novos alunos no Expo Center Norte, Zona Norte de São Paulo, no dia 17 de fevereiro de 2014. A palestra foi ministrada pelo ex-reitor da USP, Roberto Leal Lobo e Silva Filho, que sempre esteve ligado ao desenvolvimento de pesquisas sobre novas tecnologias no âmbito universitário.

Lobo ressaltou o papel inovador que o engenheiro deve possuir, de modo a sempre estar atento às demandas da sociedade, e tentar supri-las criando novas tecnologias. Além dessa característica, o professor também ressalta a importância do futuro engenheiro em ser flexível, capaz, criativo e com grande sensibilidade social.

O palestrante também evidenciou a importância da inovação em um país como o Brasil, que, segundo ele, não se distingue pelas novidades no campo da tecnologia, principalmente levando-se em consideração o número de patentes desenvolvidas em território nacional. Devido a isso, as profissões ligadas à engenharia são muito importantes para promover o desenvolvimento de novas soluções para as demandas sociais.

Para que isso seja possível, as instituições de ensino superior representam papel de destaque na realização de pesquisas, tendo em vista que, junto com a extensão e do ensino, ela é um dos pilares de toda universidade. Na Poli/USP, segundo um levantamento realizado a partir dos Currículos Lattes, base de dados do CNPQ que reúne dados de todos os pesquisadores brasileiros, a produção bibliográfica dos professores no ano de 2013 foi em cerca de 2000 publicações. Essas publicações são  trabalhos científicos desenvolvidos com o objetivo de fomentar novas possibilidades e técnicas na área de engenharia.

Após essa exposição, a Poli/USP foi apresentada aos calouros por meio de algumas entidades, como o Grêmio e a Associação dos Engenheiros Politécnicos, e também a Ouvidoria da Escola Politécnica. O então Diretor (2010-2014), José Roberto Cardoso, o então Vice-diretor (2010-2014), José Roberto Castilho Piqueira, e o Presidente da Coordenação do Ciclo Básico, Fabio Gagliardi Cozman, estavam presentes. A professora do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, Selma Melnikoff, apresentou o novo curso de Engenharia de Computação com ênfase em sistemas corporativos, que será ministrado no Campus Leste da USP, bem como a nova Estruturação Curricular, EC3, que será colocada em prática a partir deste ano.