II Semana Internacional da Poli apresentará de maneira aprofundada os programas de intercâmbio da USP, da Poli/USP e do Ciência sem Fronteiras

O iPoli Escritório Politécnico Internacional, organização estudantil da Escola Politécnica da USP, realizará, entre os dias 22 e 30 de abril, a II Semana Internacional da Poli, a SiPoli, com o objetivo de dar um panorama sobre os intercâmbios para os países de principal interesse dos politécnicos, e incentivar a internacionalização. O evento terá uma série de palestras sobre essas oportunidades, de forma bem detalhada, com palestras de manhã (11h-13h) e à tarde (17h-19h), nos auditórios da Elétrica, Civil, Administração e Produção, dependendo do dia. Além disso, no dia 30 de abril haverá stands com alunos estrangeiros, alunos que já fizeram intercâmbios, algumas instituições e empresas para ajudar os alunos na escolha do intercâmbio. Não há inscrição prévia nem confirmação de presença. O limite de vagas é o número de assentos disponíveis em cada auditório.

O evento tem como foco intercâmbios pela Poli, pela USP e pelo programa federal Ciência sem Fronteiras. A estudante Giulia Avallone Mendonça, que coordena o evento, explica que serão realizadas palestras sobre os processos seletivos, os testes de proficiência exigidos, as principais bolsas, os principais países e suas Universidades, além de relatos e apresentação de alunos politécnicos que fizeram intercâmbio e de intercambistas dessas universidades que estão na Poli. “Também haverá um dia reservado a palestras sobre oportunidades de estágio no exterior para alunos dos cursos cooperativos”.

Para os organizadores, o evento é essencial para incentivar a participação dos alunos em programas de internacionalização, “o que é muito valorizado por várias empresas de engenharia e instituições financeiras, pois há uma necessidade crescente de profissionais que consigam participar de projetos de cooperação a nível global e negociações internacionais no mercado”, explicam eles.

O grande diferencial da SiPoli este ano será o período maior dedicado ao assunto, o que permite palestras mais focadas em pontos específicos como, por exemplo, o processo seletivo, testes de proficiência ou até mesmo em relatos de alunos que passaram pelo processo. “Além disso, para maior precisão e esclarecimento de dúvidas, contamos com a presença de várias autoridades do assunto: professores responsáveis por cada país na CRInt-Poli e pela seção de estágios dos cursos cooperativos, alunos já formados que tiveram a oportunidade de estudar no exterior, empresas que prezam por estudos fora do país, representantes de algumas universidades com as quais a Poli tem convênio e que estão no programa Ciências sem Fronteiras, além de representantes da USP para tratar de bolsas de estudo”, detalha Giulia.

II Semana Internacional da Poli – SiPoli

Data e horário: de 22 e 30 de abril, com palestras de manhã (11h-13h) e à tarde (17h-19h).

Local: auditórios da Elétrica, Civil, Administração e Produção.

Programação: https://www.facebook.com/events/461655617297648/permalink/466568380139705/