Conheça as áreas de pesquisa do Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP

A Iniciação Científica é a possibilidade do aluno de graduação desenvolver uma pesquisa dentro da universidade, de modo a se aproximar da área acadêmica. Para isso, diversos laboratórios e grupos de pesquisa da Escola Politécnica da USP disponibilizam vagas para esses estudantes. O Departamento de Engenharia de Produção (PRO) conta com cinco grandes áreas:

Qualidade e Engenharia do Produto (QEP) discute métodos e técnicas relacionados à concepção, ao desenvolvimento e à implantação de produtos, de modo a estudar sua viabilidade técnica, econômica e logística.

Contatos dos professores: Clovis Alvarenga Netto (clovisnt@usp.br“>clovisnt@usp.br), Eduardo de Senzi Zancul (ezancul@usp.br“>ezancul@usp.br), Linda Lee Ho (lindalee@usp.br“>lindalee@usp.br), Marly Monteiro de Carvalho (marlymc@usp.br“>marlymc@usp.br).

Economia da Produção e Engenharia Financeira (EPEF) desenvolve pesquisas ligadas ao desenvolvimento econômico-financeiro de empreendimentos, à contabilidade e à análise de investimentos de sistemas de operações. O objetivo do grupo é garantir que ações de investimentos ou melhorias nos sistemas de operações tenham justificativa econômica.

Contatos dos professores: Álvaro Euzébio Hernandez (prof.alvaro.hernandez@usp.br“>prof.alvaro.hernandez@usp.br), Celma de Oliveira Ribeiro (celma@usp.br“>celma@usp.br), Davi Nakano (dnnakano@usp.br“>dnnakano@usp.br), João Amato Neto (amato@usp.br“>amato@usp.br) e Renato de Castro Garcia (renato.garcia@poli.usp.br“>renato.garcia@poli.usp.br).

Gestão de Operações e Logística (GOL) tem como objetivo estudar a gestão física de sistemas de operações e logísticos, visando o planejamento, programação e controle da produção e de estoques, logística e cadeia de suprimentos e produtividade.

Contatos dos professores: Hugo Yoshizaki (hugo@usp.br“>hugo@usp.br), Paulino Graciano Francischini (pgfranci@usp.br“>pgfranci@usp.br) e Marco Aurélio de Mesquita (marco.mesquita@poli.usp.br“>marco.mesquita@poli.usp.br).

Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) aborda essa temática envolvendo planejamento e implementação, visando o estabelecimento de uma estratégia integrada. O enfoque principal deste grupo engloba a análise e avaliação dos impactos da estratégia e das aplicações de TI.

Contatos dos professores: Fernando José Barbin Laurindo (fjblau@usp.br“>fjblau@usp.br), Marcelo Schneck de Paula Pessôa (mpessoa@usp.br“>mpessoa@usp.br), Mauro de Mesquita Spinola (mauro.spinola@poli.usp.br“>mauro.spinola@poli.usp.br) e Renato Moraes (remo@usp.br“>remo@usp.br).

Tecnologia Trabalho e Organização (TTO) desenvolve atividades focadas nas questões organizacionais e de inovação tecnológica. O trabalho humano, conhecimento, tecnologia e inovação voltados à competitividade são os centros de pesquisa deste Grupo.

Contatos dos professores: Afonso Fleury (acfleury@usp.br“>acfleury@usp.br), Andre Fleury (alfleury@usp.br“>alfleury@usp.br), Fausto Leopoldo Mascia (fmascia@usp.br“>fmascia@usp.br), Guilherme Ary Plonski (plonski2@usp.br“>plonski2@usp.br), Laerte Idal Sznelwar (laertesz@usp.br“>laertesz@usp.br), Márcia Terra da Silva (mtdsilva@usp.br“>mtdsilva@usp.br), Mário Sérgio Salerno (msalerno@usp.br“>msalerno@usp.br) e Uiara Bandineli Montedo (uiara.montedo@gmail.com“>uiara.montedo@gmail.com).