Décima edição da competição de robótica mais importante do mundo contará com presença politécnica

Por Bruna Rodrigues

A Equipe ThundeRatz de Robótica, grupo de extensão da Escola Politécnica da USP, participará da 10ª edição da competição Winter Challenge, organizada pela empresa RoboCore, que consiste em duelos de robôs autônomos ou controlados remotamente. Ela acontecerá nos dias 18 a 20 de julho, no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano. A equipe politécnica, formada por alunos de todos os anos das mais diversas engenharias, chega como favorita com um total de 10 ouros, 6 pratas e 9 bronzes ao longo desses dez anos de torneio.

Os brasileiros são reconhecidos mundialmente em robótica, o que prova o fato de que o Winter Challenge é considerado a maior competição do mundo nesta área. Tanto que neste ano ele irá contar com 775 pessoas organizadas em grupos e 349 robôs inscritos, próximo ao dobro da edição anterior. “O principal objetivo da competição é estimular estudantes a gostarem de tecnologia. Fazê-los pesquisar sobre matemática, mecânica, eletrônica, resistência de materiais, ajudando a colocar na prática coisas que são aprendidas na sala de aula. E incentivando jovens a seguir uma carreira de engenharia, de modo a não só ter um desenvolvimento pessoal, mas também uma evolução tecnológica para o país”, afirma Jessica Kons, capitã da Equipe ThundeRatz.

A competição possui seis categorias diferentes, dentre elas o Combate de Robôs, no qual dois robôs disputam quem resiste mais aos ataques numa arena especialmente projetada, com uma dinâmica similar ao popular UFC; Sumô de robôs, em que se deve identificar o oponente e empurrá-lo para fora da arena; Seguidor de Linha, os competidores devem seguir um trajeto identificado no chão de forma autônoma e no menor tempo; Hockey, em que é composto um time por robôs controlados por rádio e vence a equipe que conseguir fazer mais gols durante o tempo estabelecido e Trekking, em que um robô autônomo deve ser capaz de encontrar marcos em um campo aberto totalmente desconhecido no menor tempo possível. A equipe da Poli participará de todas essas categorias e, para isso, contará com 16 robôs, sendo que seis deles foram desenvolvidos para este torneio.

Participar de um grupo de extensão como esse propicia aos alunos experiências que vão além da sala de aula, principalmente no que diz respeito a colocar em prática tudo o que foi aprendido durante o semestre, além de desenvolver novas capacidades. A possibilidade de integração com outros estudantes também é uma das vantagens de se fazer parte de um projeto como esse, como também um reconhecimento profissional na busca de novos empregos. “Quando se é responsável por fazer um projeto funcionar e ser o melhor disso no país, só o tirar boas notas não é o bastante. É um momento em que você aprende de fato e, por isso, é mais satisfatório, porque você estará construindo coisas novas, ver seus sonhos virarem algo tangível”, explica Arthur Castello Branco de Oliveira, capitão da Elétrica na Equipe.

A ThundeRatz foi fundada em 2001, e possui 38 membros que cursam desde o primeiro ano de graduação até a pós-graduação, nas áreas de Engenharia Elétrica, Mecânica e Mecatrônica, além de outros cursos da USP. Todo começo de ano, é realizado um processo seletivo para que mais pessoas possam se tornar membros do grupo.

Para mais informações sobre a Equipe ThundeRatz de Robótica e sobre a competição Winter Challenge, acesse: http://thunderatz.org/https://www.facebook.com/Thunderatz ou o site da competição.