FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Evento realizado pela Michelin, na quarta-feira, 13 de agosto, no auditório da Engenharia Mecânica da Poli/USP, é o primeiro de uma série que acontecerá em 15 universidades, de sete cidades do País, com o objetivo de conscientizar jovens sobre condução segura. O evento teve o apoio do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola.

Na abertura, o professor Marcelo Massarani, do CEA, destacou que o Brasil registra atualmente 40 mil óbitos por ano em acidentes de trânsito, por isso a importância de receber o evento da Michelin voltado aos jovens universitários, que são a faixa etária mais vulnerável aos acidentes de trânsito. Segundo dados do Ministério da Saúde, 40% desses acidentes no Brasil envolvem pessoas entre 20 e 39 anos.

O evento contou com a palestra do sociólogo Eduardo Biavati, especialista em educação e segurança no trânsito. Ele chamou a atenção do público para os principais fatores que podem provocar colisões e suas consequências físicas e até fatais, para condutores e ocupantes dos veículos e pedestres.

Também participaram de um bate-papo com os alunos os pilotos Cacá Clauset, bicampeão do Rally dos Sertões, e Leandro Mello, repórter do Autoesporte e da revista Duas Rodas, ex-piloto de MotoCross e campeão paulista na categoria Superbike. Eles falaram de suas experiências, principalmente em relação aos acidentes que vivenciaram durante competições.

Paralelamente, no saguão do prédio da Engenharia Mecânica, os alunos da Poli/USP puderam se inscrever para participar do programa Michelin Best Driver (as inscrições encerram-se em 15 de agosto). Nos veículos dos participantes, será instalado um aparelho de telemetria para monitorar o nível de segurança da condução do motorista, com base na aceleração, frenagem, curva e velocidade. Os estudantes serão classificados em uma escala de zero a 100. Quanto maior a pontuação, mais segura a condução do motorista.

O aluno da Poli-USP que alcançar a maior pontuação no aparelho de telemetria estará entre os 15 finalistas (o primeiro colocado de cada universidade) para concorrer ao título de melhor motorista universitário. O vencedor ganhará um veículo Peugeot 208 zero km – seu nome será divulgado no dia 29 de novembro deste ano. Os 15 finalistas receberão um mini tablet e uma viagem a São Paulo para assistir à prova Le Mans 6h de São Paulo, nos dias 29 e 30 de novembro, em Interlagos, na capital paulista. O regulamento completo está disponível em www.michelin-best-driver.html        

Print Friendly, PDF & Email