FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Debate contará com palestras de Ary Plonski, da Poli, e Isaac Roitman, da UnB

Nesta sexta-feira (12/9), em São Paulo, será realizado o debate “O Futuro da USP” para discutir como a Universidade de São Paulo (USP) e outras instituições estão se preparando para o futuro em relação à competência, criatividade e ética. O evento contará com duas palestras seguidas de debate. Trata-se de uma iniciativa do Programa Supernova – criado por docentes do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e da Escola Politécnica (Poli) da USP, com apoio da Dow Química, para promover o desenvolvimento de projetos inovadores, em parceria com empresas, incubadoras, investidores e fundos de fomento à inovação.

Segundo o professor Luis Carlos Ferreira, do ICB, um dos coordenadores do evento, o objetivo do debate é reunir especialistas e pessoas que queiram refletir e contribuir com o processo de planejamento da Universidade. “A USP é uma universidade de excelência, reconhecida como a maior do Brasil e da América Latina, mas precisamos planejar melhor seu futuro e o debate é um passo nesse sentido”, destaca. O professor José Antonio Lerosa de Siqueira, da Poli, que também coordena o evento, destaca que hoje a comunidade está muito focada nos problemas financeiros da Universidade. “Mas há problemas mais sérios sobre os quais também precisamos estar atentos”, afirma.

Foco das palestras – Uma das palestras, “Pensando a Universidade do Futuro: Comissão UnB.Futuro”, será proferida pelo professor Isaac Roitman, da Universidade de Brasília (UnB). Ele é coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro da UnB. Roitman falará sobre como as universidades vêm perdendo um dos seus principais diferenciais, que é ser a vanguarda do pensamento contemporâneo. Uma das razões, segundo ele, seria a velocidade dos avanços do conhecimento e de sua disseminação.

A outra palestra, “A Universidade em transição”, será proferida pelo professor Guilherme Ary Plonski, da Poli, que falará sobre as inovações que afetam as universidades, entre elas os MOOCs (Massive Open Online Courses), a pesquisa translacional (que começa na ciência básica e vai até a aplicação prática), os parques tecnológicos, entre outros assuntos.

 Serviço: O debate “O Futuro da USP” será realizado no dia 12 de setembro, às 15h45, no Auditório Luiz Rachid Trabulsi, ICB III (Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415, Cidade Universitária – São Paulo). O evento é gratuito.

*****************************

ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Acadêmica Agência de Comunicação

Érika Coradin

(11) 5549-1863 / 5081-5237

Print Friendly, PDF & Email