Calouros da Poli poderão visitar centros de pesquisa na Semana de Recepção

A programação da Semana de Recepção dos Calouros de 2020 da Escola Politécnica (Poli) da USP contará com visitas a alguns dos centros de pesquisa. Na terça-feira, dia 18 de fevereiro, pela manhã, os estudantes poderão conhecer o Centro de Engenharia de Conforto (CEC), o Tanque de Provas Numérico (TPN), o INOVALAB e o Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI). O aluno poderá participar de apenas uma visita, por questões de espaço físico, e os detalhes sobre as inscrições serão divulgados em breve.

Conheça abaixo os laboratórios que poderão ser visitados:

Centro de Engenharia de Conforto (CEC)

Sala de espera, painéis com informação sobre voos, rampa de acesso e comissários de bordo: tudo indica que você vai embarcar em uma aeronave real. Mas a cabine que se irá encontrar na sequência é, na verdade, um laboratório.

Construído pela USP em parceria com Embraer, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal de Santa Catarina, o Centro de Engenharia de Conforto fica na Escola Politécnica (Poli), na Cidade Universitária. Lá, se reproduzem condições muito próximas de um voo real, como pressão, iluminação e temperatura, com o objetivo de avaliar o conforto dos passageiros.

O simulador ocupa um espaço de 300 m² e é um dos dois únicos laboratórios do mundo com esta capacidade de teste.

Fonte: Jornal da USP.

Tanque de Provas Numérico (TPN)

Como se estivesse em um navio prestes a entrar ou sair de um terminal portuário. Essa é sensação de quem entra no Full-Mission. O primeiro simulador construído com tecnologia totalmente brasileira,  com modelos matemáticos e softwares desenvolvidos a partir de pesquisas realizadas por professores, alunos e pesquisadores dos diversos departamentos da Escola Politécnica da USP.

O Full Mission reproduz uma ponte completa de comando de navio e tem sistema de visualização em 360º. Ele recria mais de 15 portos brasileiros, com navio e rebocadores. Juntamente com outros simuladores, o equipamento integra o Centro de Simulação de Manobras Navais. Inaugurado em 2012, ele está instalado no laboratório Tanque de Provas Numérico (TPN) da Poli. O TPN é um laboratório de pesquisas e testes para o estudo dos sistemas marítimos e offshore – navios-plataformas e barcos de suporte.

Fonte: Jornal da USP

INOVALAB@Poli

O InovaLab@POLI é um laboratório multidisciplinar que oferece recursos avançados para projetos de engenharia (softwares, hardware, impressoras 3D, oficinas mecânica e eletrônica), com acesso para alunos de graduação da Poli.

Conheça os detalhes na matéria.

Desde 2017, o laboratório integra uma rede internacional de ensino de inovação, a rede acadêmica Design Factory Global Network, liderada pela Aalto University, instituição localizada na Finlândia.

Aluno no laboratório Inovalab da Poli. Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Linha de montagem do Labrador, pequeno computador de alto desempenho no CITI-USP.

Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI)

O CITI é amplo laboratório que serve como uma plataforma para projetos multidisciplinares da USP, e abriga diversas iniciativas, como a linha de montagem do pequeno computador Labrador, o grupo de extensão da Poli, o SkyRatz, entre outros.