Veja como será a Semana de Recepção da Poli em 2020

Todos os anos as unidades da USP planejam eventos especiais para recepcionar os calouros no início das aulas. Em 2020, a Escola Politécnica (Poli) da USP receberá seus 870 ingressantes com foco no acolhimento; as questões abordadas nas palestras e atividades da primeira semana terão a preocupação de incluir os alunos na tradicional e centenária faculdade de engenharia. A programação vai de 17 a 22 de fevereiro, e conta com trote solidário, visita a centros de pesquisa da Poli, e uma aula inaugural com o físico Paulo Artaxo, que trabalha com física aplicada a problemas ambientais. Os detalhes serão divulgados por e-mail.

No dia 17 de fevereiro, o primeiro contato dos ingressantes com a universidade será realizado a partir das 10h, no Centro de Difusão Internacional da USP (CDI-USP), um espaço com amplo auditório que fica na Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 310, na Cidade Universitária, em São Paulo. Os estudantes serão recebidos por professores com ampla experiência na adaptação dos ingressantes, os professores Fábio Cozman e Augusto Câmara Neiva, e pela diretora da Poli, professora Liedi Légi Bariani Bernucci. Após a cerimônia de abertura, a partir das 11h, será realizada a aula inaugural, sempre conduzida com um convidado especial, que neste ano será o físico Paulo Artaxo, atualmente professor titular do Instituto de Física da USP. Artaxo trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricos, poluição do ar urbana e outros temas. Após esta aula, os alunos serão conduzidos para a escadaria do CDI, onde poderão participar da foto oficial da turma de ingressantes de 2020.

Já na terça-feira, dia 18 de fevereiro, a programação começa às 8h em cada departamento, e será seguida por visitas aos centros de pesquisa, a partir das 10h30, que receberão os calouros: o Centro de Engenharia de Conforto (CEC), o Tanque de Provas Numérico (TPN), o INOVALAB e o Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI). O aluno poderá participar de apenas uma visita, por questões de espaço físico, e as instruções serão enviadas por e-mail.

A manhã de quarta-feira, dia 19, começará às 8h, nos auditórios amarelo e vermelho  do Prédio do Biênio, com palestras rápidas sobre as questões acadêmicas e mobilidade internacional. A partir das 10h, os alunos ingressantes devem se dirigir novamente ao auditório do CDI para realizarem a etapa presencial da matrícula.

No dia 20 de fevereiro, as atividades serão divididas entre acadêmicas e esportivas. Pela manhã, entre 8h e 11h, haverá apresentação das disciplinas do núcleo comum no Biênio. A partir das 11h, a Associação Atlética Acadêmica Politécnica apresentará suas atividades nos auditórios do Biênio, e em seguida os calouros poderão visitar o Centro de Práticas Esportivas (CEPE-USP) com os veteranos da organização estudantil.

A sexta-feira, dia 21, contará com palestras e apresentações do Grêmio Politécnico, coletivos, grupos artísticos e projetos de extensão conduzidos por alunos da Poli.

O Trote Social será realizado no dia 7 de março, um sábado, depois do feriado do Carnaval, e terá atividades promovidas pelo Poli Social, um grupo de extensão da Escola Politécnica que oferece serviços gratuitos voltados ao Terceiro Setor. Os detalhes serão informados em breve.

As informações acadêmicas e relativas à Semana de Recepção serão enviadas por e-mail aos ingressantes.